terça-feira, agosto 5, 2025

Joinville pode implantar uso de plantas medicinais no município

Joinville – O prefeito Carlito Merss conheceu nesta sexta-feira (6/11) o Projeto Fitoterápicos e Plantas Medicinais para o município, apresentado por integrantes de uma comissão de implantação formada por representantes da Fundação 25 de Julho, Secretaria da Saúde, Secretaria de ducação, Pastoral da Saúde e Conselho Municipal de Saúde. O prefeito vai encaminhar um projeto de lei que trata do assunto de autoria do vereador Manoel Bento à Procuradoria do Município para análise e retorno à Câmara de Vereadores para que seja implantado no município.

O objetivo é trabalhar a promoção e prevenção à saúde utilizando plantas medicinais na rede básica de saúde, não nas emergências. De acordo com estudos, em 80% dos casos é possível resolver a demanda apenas na rede básica. As plantas medicinais poderiam ser introduzidas na cesta básica do sistema de saúde oferecendo menor custo, menor toxidade, além de geração de renda para o agricultor rural.

O projeto prevê a valorização do conhecimento popular/tradicional, fortalecimento da agricultura familiar, acesso à terapia complementar, capacitação permanente, incentivo a pesquisa, desenvolvimento da cadeia produtiva, cultivo da planta medicinal, manejo e beneficiamento, além da construção de um complexo (horto) e distribuição. Já existem políticas públicas para a utilização de plantas medicinais nos municípios. Hoje o Ministério da Saúde terceiriza para os municípios o uso do guaco e espinheira santa.

O projeto em Joinville surgiu por causa do trabalho feito junto às mulheres rurais na Fundação 25 de Julho, no setor de geração de renda e capacitação. “O que se quer é trabalhar na prevenção e na geração de  renda”, disse Edite da Silva, gerente do setor de geração de apoio, renda e agregação de valor, da Fundação 25 de Julho. A comissão de implantação já realizou visitas técnicas pelo estado, seminários, reuniões, capacitação e até produção de produtos.

“Há todo o interesse do município nesse projeto, vamos tentar viabilizá-lo, essa é uma luta constante que precisa de muita educação”, disse o prefeito.

No dia 20 de novembro, às 13h30, será realizada uma audiência pública, na Câmara de Vereadores sobre o assunto. O evento leva o nome de 1º Debate sobre Política Municipal de Plantas Medicinais e Fitoterápicos.

Fonte: Assessoria de imprensa

UNOPress
UNOPress
A UNOPress é uma Agência de Marketing Digital especializada em Assessoria de Imprensa e Marketing de Conteúdo. Produz conteúdo para diversas empresas que buscam Page Authority e Domain Authority.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar

Mais lidas

Mais desta Categoria

Alegria para Tereceira Idade e Clubes de Mães em Arroio do Silva

Balneário Arroio do Silva viveu momentos de muita alegria...

Sushi com Carne Bovina é Destaque em Restaurante de Itapema

O Alma Gastro e Bar, localizado no Sofistic Hotel...

Café da Manhã nas Alturas: Experiência Única em Balneário Camboriú

Comece seu dia com uma experiência inesquecível em Balneário Camboriú! Desfrute de um delicioso café da manhã com vista panorâmica da cidade na FG Big Wheel. Reserve já seu lugar!

Inovação Gerenciada com IA: O Futuro da Liderança nos Negócios

A inovação não deve ser um acaso, mas um...