Joinville – O prefeito Carlito Merss conheceu nesta sexta-feira (6/11) o Projeto Fitoterápicos e Plantas Medicinais para o município, apresentado por integrantes de uma comissão de implantação formada por representantes da Fundação 25 de Julho, Secretaria da Saúde, Secretaria de ducação, Pastoral da Saúde e Conselho Municipal de Saúde. O prefeito vai encaminhar um projeto de lei que trata do assunto de autoria do vereador Manoel Bento à Procuradoria do Município para análise e retorno à Câmara de Vereadores para que seja implantado no município.
O objetivo é trabalhar a promoção e prevenção à saúde utilizando plantas medicinais na rede básica de saúde, não nas emergências. De acordo com estudos, em 80% dos casos é possível resolver a demanda apenas na rede básica. As plantas medicinais poderiam ser introduzidas na cesta básica do sistema de saúde oferecendo menor custo, menor toxidade, além de geração de renda para o agricultor rural.
O projeto prevê a valorização do conhecimento popular/tradicional, fortalecimento da agricultura familiar, acesso à terapia complementar, capacitação permanente, incentivo a pesquisa, desenvolvimento da cadeia produtiva, cultivo da planta medicinal, manejo e beneficiamento, além da construção de um complexo (horto) e distribuição. Já existem políticas públicas para a utilização de plantas medicinais nos municípios. Hoje o Ministério da Saúde terceiriza para os municípios o uso do guaco e espinheira santa.
O projeto em Joinville surgiu por causa do trabalho feito junto às mulheres rurais na Fundação 25 de Julho, no setor de geração de renda e capacitação. “O que se quer é trabalhar na prevenção e na geração de renda”, disse Edite da Silva, gerente do setor de geração de apoio, renda e agregação de valor, da Fundação 25 de Julho. A comissão de implantação já realizou visitas técnicas pelo estado, seminários, reuniões, capacitação e até produção de produtos.
“Há todo o interesse do município nesse projeto, vamos tentar viabilizá-lo, essa é uma luta constante que precisa de muita educação”, disse o prefeito.
No dia 20 de novembro, às 13h30, será realizada uma audiência pública, na Câmara de Vereadores sobre o assunto. O evento leva o nome de 1º Debate sobre Política Municipal de Plantas Medicinais e Fitoterápicos.
Fonte: Assessoria de imprensa