Criciúma – O Ecoponto de pneus inservíveis recebeu os primeiros pneus na manhã de hoje (23). O depósito temporário funciona das 8h às 17h e dois estagiários, um no período da manhã e outro no da tarde. Esta foi uma iniciativa do governo municipal, através da Fundação Ambiental de Criciúma (Famcri), que firmou convênio com a Reciclanip – criada pela Associação Nacional das Indústrias Pneumáticas – para o cumprimento da resolução nº 258 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), que estabelece como encargo dos fabricantes e importadores de pneus, à destinação ecologicamente correta destes.
“Este Ecoponto é para a regularização da poluição dos pequenos geradores de pneus: borracharias, revendas, oficinas, entre outros”, afirmou o presidente da Fundação, Julio Cezar Colombo. O depósito tem capacidade para dois mil pneus de automóveis ou 300 de caminhão. A empresa Reciclanip recolherá os pneus, no Ecoponto, e os levará para sua sede, em São Paulo, onde os reciclará, transformando-os em solas de sapato, tijolos de borracha, entre outros.
Quando um pneu torna-se inservível?
Um pneu novo roda em torno de 50 mil quilômetros, depois pode ser recapado (apenas uma vez), o que fará com que ele possa rodar por mais algum tempo. Após esse ciclo, ele torna-se definitivamente inservível e deve ser encaminhado ao Ecoponto, o qual está situado na Rua Miguel Napoli, nos fundos da antiga Masterglass, no Rio Maina. O telefone para contato é 3431 0038.
Fonte: Assessoría de Imprensa