Itapema segue em estado de Atenção. A previsão é de que as chuvas sejam de moderadas a fortes neste domingo (22/09) e segunda-feira (23/09). Equipes da Defesa Civil monitoram desde quinta-feira (19/09) rios, encostas e as áreas consideradas de risco ou de possíveis alagamentos, quando foi emitido o alerta.
Segundo o Coordenador da Defesa Civil, Cabo Motta, em apenas quatro horas choveu 60 milímetros em Itapema, o dobro do esperado para todo o dia. “Com este acúmulo de água, os rios chegarão ao limite e a população deve estar atenta. Mesmo que as chuvas tenham acalmado, temos previsão de maré alta entre as 14h e 15h, o que pode ocasionar alagamentos”, explicou o Cabo.
De acordo com o último boletim da Defesa Civil de Itapema, até às 11 horas da manhã deste domingo (22/09), apenas as ruas 406G, 406H e 406F registraram alagamentos e máquinas da Secretaria de Obras e Transportes retornaram ao local fazendo a desobstrução, garantindo o escoamento correto das águas.
Para o Cabo Motta as ações de limpeza já realizadas na cidade foram fundamentais para que não ocorressem outros pontos de alagamentos. “Todo o trabalho preventivo da Secretaria de Obras e Transportes contribuiu para que outros bairros não sofressem alagamentos”, afirmou. Motta ressaltou que as famílias devem deixar suas casas e procurar o abrigo em caso de princípio de alagamento, e não esperar até a última hora, o que dificulta o resgate e coloca em risco a vida das pessoas.
Desde sexta-feira (20/09) a Prefeitura de Itapema, por meio da Defesa Civil e da Secretaria de Assistência Social Cidadania e Habitação, mantém preparado um abrigo no salão da Capela Cristo Rei, no Bairro Morretes, caso haja desalojado. Até o momento apenas duas famílias deixaram suas casas. Elas preferiram a casa dos parentes, o que foi respeitado pelas equipes de acolhimento da Força Tarefa.
Itapema segue em Atenção e novas informações serão passadas ao longo do domingo (22/09). Um novo boletim da Defesa Civil de Itapema deve ser divulgado às 15h. Em caso de emergência a população deve entrar em contato com a Defesa Civil pelo telefone (47) 9186-8200 ou com o Corpo de Bombeiros 193.
ai/UNO