A Defesa Civil de Itapema continua percorrendo todos os pontos considerados de risco ou de possíveis alagamentos em vários bairros da cidade. Às 15h deste domingo (22/09) apenas a Rua 466, no bairro Jardim Praiamar apresentava alagamentos, pois a maré alta dificultou o escoamento das águas do Rio da Fita. Já os Rios Fabrício, Bela Cruz e seus afluentes no bairro Várzea, seguem com escoamento normalmente.
Segundo o Coordenador da Defesa Civil, Cabo Motta, a cidade sofre a influência da maré alta, o que pode alterar este quadro a qualquer momento. “Pedimos para que as pessoas continuem atentas ao nível dos rios. O trabalho de limpeza foi fundamental para a vazão da água, o que reduziu muito os pontos de alagamento. Apesar da entrada forte do mar pelo Rio Bela Cruz, a vazão continua boa e os Rios da Várzea sofreram, até o momento, pouca influência da maré”, afirmou o Cabo. Motta ressaltou que a diminuição da chuva no horário da maré alta tem sido fator importante para que outros pontos não sejam alagados.
As regiões das Ruas 406F, 406G, 406H e 406I, que registraram pontos de alagamentos já voltaram a normalidade. Máquinas da Secretaria de Obras e Transportes retornaram ao local fazendo a desobstrução, garantindo o escoamento correto das águas. No local, as equipes encontraram o descarte inadequado do lixo, o que provocou o entupimento de bueiros e prejudicou o escoamento das águas.
O último boletim da Epagri/Ciram informa que as chuvas devem diminuir, permanecendo moderadas na noite de domingo (22/09) e amanhecer de segunda-feira (23/09). Em caso de emergência a população deve entrar em contato com a Defesa Civil pelo telefone (47) 9186-8200 ou com o Corpo de Bombeiros 193.
ai/UNO