São Bento do Sul – “Para não ter medo que este tempo vai passar, não se desespere não, nem pare de sonhar. Nós podemos tudo, nós podemos mais e vamos lá fazer o que será”. Com a letra de Gonzaguinha, a música Semente do Amanhã, foi uma das muitas homenagens que cerca de 900 professores (de primeiro ao nono ano e educação infantil) receberam na quinta-feira, 15, na Promosul.
O evento contou com a presença da Secretária de Educação Salete Spitzner, o Prefeito Magno Bollmann, o Vice-Prefeito Flávio Schuhmacher, o Deputado Estadual Silvio Dreveck e a Assistente Pedagógica da Editora Positivo Jocéris Gapski Cachel, que forneceu uma palestra com o tema: “Sou Professor”.
Abrindo o encontro, as mulheres integrantes da Camerata Vocal da Escola de Música Donaldo Ritzmann, trouxeram emoção e foram aplaudidas de pé, apresentando canções em alemão, inglês e português. Salete agradeceu a presença de todas e acentuou o quanto todos da equipe da administração municipal estão preocupados em melhorar o setor. “Nós estamos preocupados com vocês como profissionais, tanto em oferecer capacitação quanto proporcionar melhoria na estrutura física das escolas. É importante que vocês professoras e demais colaboradores da educação estejam felizes na profissão que escolheram”, acrescentou.
Ela relatou ainda que os profissionais deste setor são responsáveis pela transformação do ser humano para melhor. “Nós temos uma responsabilidade muito grande, e gostaríamos que todas tivessem um dia muito agradável”, concluiu.
O Deputado Estadual Silvio Dreveck, citou que o professor é responsável por fazer a diferença, lembrando das ações na Assembléia Legislativa em relação ao assunto. “Tantos anos estamos trabalhando pelo município, lutando para que a educação melhore, e defendendo questões relacionadas ao tema na Assembléia, como piso nacional do magistério e a luta contra a municipalização do ensino fundamental sem os recursos necessários. Sei que vocês ainda não são reconhecidos com a remuneração que merecem. Esse reconhecimento é necessário e este dia vai chegar”, complementou.
O Vice-Prefeito Flávio enfatizou a atenção especial ao tema. “Nesta semana tive em alguns eventos da educação, e um deles foi um encontro com os professores aposentados. E eles relataram a saudade de dar aulas, das crianças. Ser professor é uma vocação, e necessita de amor e carinho”, analisou. Ele relatou que o Brasil é um país com 18 milhões de analfabetos, e as pessoas acham muitos acontecimentos normais. “Nós achamos muitas coisas normais, como corrupção, violência, drogas. Vocês professores são instrumentos importantes para essa transformação”.
Para o prefeito Magno Bollmann, que também já deu aulas, é de suma importância o papel do professor para o desenvolvimento principalmente das crianças. “É o professor que irá passar a elas noções de cidadania e dará o aprendizado necessário para que ela possa se relacionar junto à sociedade”, observou o prefeito. Para o prefeito, a valorização da profissão também é importante, pois motiva o profissional a dar um melhor de si e, desta forma, produzir resultados ainda melhores. “As vezes é importante se capacitar, aprender coisas novas e modificar a forma como são repassadas as informações as crianças”.
Durante o dia, os professores também puderam assistir apresentações musicais e do grupo teatral Arlequim, com a peça “O Menino do Dedo Verde”.
Fonte: Assessoría de Imprensa