Guaraciaba – O Município de Guaraciaba recebe nesta sexta-feira, dia 04, um grupo de voluntários de vários Estados do Brasil que vem para desenvolver o Programa de Ajuda Humanitária, organizado pelo Rotary Clube de Blumenau com a equipe do Centro de Referência da Assistência Social de Guaraciaba (CRAS). Dentre as ações que o Grupo irá desenvolver no município está um Curso de Capacitação aos profissionais e voluntários que tratam as pessoas atingidas pelo tornado, oferecendo recursos e subsídios necessários para o alívio do sofrimento causado pelo evento traumático. Esse curso será aplicado nos dias 04, 05 e 06 de dezembro.
Amanhã, sexta-feira, às 09 horas, o grupo de voluntários será recepcionado no auditório do Centro Municipal de Multiplouso, onde estarão esclarecendo sobre as ações que objetivam desenvolver e também dar inicio ao curso de capacitação. O curso terá duração de 25 horas e os participantes que tiverem presença mínima de 85% das aulas, receberão um Certificado da F&Z Assessoria e Desenvolvimento em Saúde e Educação de São Paulo, assim como, dos Rotarys Club de Butantã e Blumenau. O curso não terá custo.
Conforme a psicóloga do Cras e uma das organizadoras da vinda do grupo para Guaraciaba, Céris Fátima Lago, o trabalho desses voluntários será fundamental para as pessoas que estão envolvidas diretamente com as famílias atingidas. Depois da catástrofe natural ocorrida na noite de 07 de setembro, são percebidas as conseqüências traumáticas e a instabilidade emocional da população. Para Céris é preciso todos os profissionais e voluntários estarem preparados para enfrentar esta situação, ajudando o outro, mas também cuidando de si mesmo.
Fonte : Assessoria de Imprensa