segunda-feira, março 17, 2025

Fundema apresenta trabalho para a elaboração do Plano de Manejo da APA

Joinville – Técnicos da Fundação do Meio Ambiente (Fundema) e da empresa STCP apresentam nesta quarta-feira (19), o cronograma de trabalho de elaboração, em conjunto com a comunidade, do Plano de Manejo da Área de Proteção Ambiental (APA) Serra Dona Francisca. A apresentação será às 19h30, na Sociedade Rio da Prata, em Pirabeiraba.

O Plano de Manejo é um documento técnico que vai apresentar o diagnóstico dos recursos naturais e das atividades econômicas realizadas pelo homem na APA. O plano deverá estabelecer as ações prioritárias para o desenvolvimento sustentável da região.

A primeira reunião será com a Associação dos Proprietários de Terras da Mata Atlântica com Recursos Hídricos (Aproágua). Na seqüência, mais dois encontros devem acontecer com outras associações, localizadas na região de Pirabeiraba e do Piraí. Estas reuniões têm como objetivo divulgar o cronograma de trabalho aos moradores destas comunidades que fazem parte da área da APA.

As atividades a serem realizadas pela empresa STPC, de Curitiba, consistem em apresentar um diagnóstico da APA, efetuando um levantamento da fauna, flora, do meio físico, das atividades econômicas e dos aspectos históricos e culturais. Os estudos serão apresentados através de mapas temáticos e relatórios específicos. Posteriormente com a participação dos moradores e entidades que atuam na APA serão discutidas, através de oficinas e audiências públicas, as ações de preservação e desenvolvimento sustentável para a região.

O Conselho Gestor da APA, em parceria com a Fundema e a Seplan, irá acompanhar as diversas fases da elaboração do Plano de Manejo realizado pela empresa contratada. O prazo estabelecido para a apresentação do Plano de Manejo da APA Serra Dona Francisca é de 12 meses e o valor do contrato é de R$ 471.906,24.

"O Plano de Manejo da APA Serra Dona Francisca, contendo os estudos sócio-econômicos e os diversos programas e projetos de sustentabilidade, são de vital importância para a preservação e conservação do patrimônio natural e cultural da região", avalia o engenheiro agrônomo da Fundema,
Dieter Klostermann.

"O Plano deve estabelecer os limites, apontar alternativas econômicas, dar a segurança e promover a sustentabilidade para as mais de 1000 famílias que residem na área", conclui o engenheiro. A STCP deve iniciar efetivamente os trabalhos no dia 27 de agosto.

Fonte: Assessoría de Imprensa

UNOPress
UNOPress
A UNOPress é uma Agência de Marketing Digital especializada em Assessoria de Imprensa e Marketing de Conteúdo. Produz conteúdo para diversas empresas que buscam Page Authority e Domain Authority.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar

Mais lidas

Mais desta Categoria

Alegria para Tereceira Idade e Clubes de Mães em Arroio do Silva

Balneário Arroio do Silva viveu momentos de muita alegria...

Sushi com Carne Bovina é Destaque em Restaurante de Itapema

O Alma Gastro e Bar, localizado no Sofistic Hotel...

Café da Manhã nas Alturas: Experiência Única em Balneário Camboriú

Comece seu dia com uma experiência inesquecível em Balneário Camboriú! Desfrute de um delicioso café da manhã com vista panorâmica da cidade na FG Big Wheel. Reserve já seu lugar!

Inovação Gerenciada com IA: O Futuro da Liderança nos Negócios

A inovação não deve ser um acaso, mas um...