Joinville – O prefeito de Joinville, Carlito Merss, e o Ministro Chefe da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Edson Santos, assinaram nesta sexta-feira (27), o termo de adesão de Joinville ao Fórum Intergovernamental de Promoção da Igualdade Racial (FIPIR). A assinatura integra a programação da Semana da Consciência Negra, evento inédito em Joinville.
O FIPIR promove uma ação continuada entre os governos federal, estaduais e municipais com a finalidade de articular, capacitar, planejar, executar e monitorar ações de promoção da igualdade racial e no combate às desigualdades raciais. Mais de 600 municípios, muitas capitais, já aderiram ao Fórum.
"Sabemos da importância do nosso município em participar desse fórum, tanto no sentido de contribuir nas formulações das políticas públicas nacionais quanto na consolidação de parcerias para implementação das políticas de promoção da igualdade racial no âmbito dos estados e municípios", disse o prefeito.
"Fico feliz em estar aqui em Joinville assinando esse termo com o Carlito que conheço há muito tempo. A Prefeitura está se posicionando em parceria com o governo federal ao assinar o termo. Se a política não chega ao município, então não se tem política", disse o ministro informando que existem programas em sua Secretaria Especial nas áreas da saúde, educação e trabalho especificamente aos negros.
A assinatura do termo foi acompanhada por muitos secretários municipais e por membros do Comitê Gestor para Articulação de Políticas Públicas de Promoção para a Igualdade Racial. O comitê foi criado e nomeado por decreto no dia 20/11, também como parte da programação especial da semana. Integrantes do comitê se reuniram com o ministro para debater propostas para Joinville.
"Como a população negra é o segmento mais vulnerável na sociedade, ter políticas públicas com esse recorte racial ajuda no diálogo da administração pública com a população", disse Edson Santos. "Integrar o fórum significa a vontade de construir políticas, quebrar paradigmas e avançar para construir esse sonho que o mundo espera", disse Carlito.
Fonte: Assessoria de imprensa