Barra Velha – Em cada restaurante, o visitante que optar por um prato da promoção terá direito a uma ficha de avaliação. Preenchendo esta ficha, o cliente estará concorrendo a duas estadias durante a 13ª Festa Nacional do Pirão. 10 estabelecimentos já confirmaram presença.
Barra Velha prepara um evento gastronômico inédito de baixa temporada para reforçar e divulgar o potencial dos bons restaurantes da cidade. Trata-se do “Festival Gastronômico Sabores de Barra Velha”, o qual contará com a participação de 10 empreendimentos, como os restaurantes Siri, Ático, O Pirão, Butiá, Rosiméri; Sítio; Alles Blau; Chef Brasil e confeitaria Doce Sabor, entre outros. A ideia é estabelecer um preço entre R$ 20 e R$ 30 para cada prato que será servido nos restaurantes participantes da promoção.
Segundo Clóvis Pereira Cardoso, secretário de Turismo de Barra Velha, a idéia é lançar o festival em agosto, com um encontro dos restaurantes no hotel Anthurium, em Itajuba, e já com a presença dos pratos que serão criados para o evento. Cada restaurante vai apresentar seu prato em pequenas porções. Os convidados, entre eles os patrocinadores, degustarão as criações gastronômicas, além de chope, vinho e boa música. Neste lançamento, os organizadores também trarão exposição de orquídeas e terão a participação do Foto Clube de Barra Velha e da Associação Barravelhense de Artesãos e Artistas Plásticos, a Asbart.
Em julho, diz Clóvis, será lançado o roteiro impresso dos restaurantes e seus pratos – material que deve ser idealizado por uma agência de publicidades. Em cada restaurante, o visitante que optar por um prato da promoção ganhará também uma taça de vinho. Cada prato dará direito a uma ficha de avaliação. Preenchendo esta ficha, o cliente estará concorrendo a duas estadias, um almoço, café da tarde e jantar para duas pessoas durante a 13ª Festa Nacional do Pirão (para os dias 4 e 5 de setembro), nos estabelecimentos participantes do festival. Quanto maior o número de fichas, maior a chance de ganhar.
A comissão organizadora é formada por Paula Scherner, Norbert Donau, Anne Marcatto, Clóvis Cardoso e Augusto Kolling. O grupo aguarda os resultados deste festival para lançar um roteiro de pratos de verão no segundo semestre. Paralelamente à organização do evento, está em estudos a reativação do Conselho Municipal de Turismo, que terá novo estatuto em Barra Velha.
“Creio que o festival tem tudo para mostrar à região e ao Estado a boa gastronomia oferecida pelos nossos estabelecimentos. Já temos um símbolo forte, que é o pirão, nosso carro-chefe, mas há muito mais a divulgar”, aposta Paula Scherner, que comanda um restaurante tradicional de Barra Velha e é uma das chefs mais requisitadas da cidade.
Juvan Neto
UNOPress