São Miguel do Oeste – A Administração Municipal de São Miguel do Oeste, juntamente com a Casan e o Governo do Estado, realizaram no final da tarde de ontem, dia 27, a inauguração da Estação de Tratamento de Água – ETA, localizada no bairro São Jorge. O evento marca a entrada em operação do sistema que vai incrementar o abastecimento de água para mais de 2 mil famílias, bem como do restante da população.
Líderes estaduais, regionais e locais prestigiaram a solenidade e conferiram as instalações da Estação, que vai amenizar a falta de água vivenciada por moradores dos bairros São Jorge, Progresso, Trevo, Santa Rita, parte do São Gotardo e linha Cruzinhas.
Com entusiasmo e emoção, o prefeito João Valar, recordou os passos traçados por ele e equipe de governo para que a ETA entrasse em operação. “O problema no abastecimento é vivenciado há muitos anos pela população desta região, principalmente em período de estiagens. Quando, junto com o meu vice Wilson Trevisan, me coloquei a disposição para concorrer a prefeito, traçamos como prioridade buscar soluções para melhorar o abastecimento de água”, ressaltou.
Valar citou que logo após o resultado das urnas manteve reuniões com os dirigentes estaduais e também conversa com a família Wunsch, proprietária do local. “Após isso, firmamos a parceria com a Casan e as obras iniciaram e, hoje, estamos inaugurando essa estação. Talvez não resolva o problema, mas vai contribuir e vale lembrar que temos muita água superficial para tratar e distribuir, pois nosso município tem ótimas nascentes e a Administração está empenhada para concretizar mais projetos e incrementar o abastecimento cada vez mais”, detalhou Valar.
O investimento na obra foi de aproximadamente R$ 700 mil, incluindo a aquisição da ETA Compacta e equipamentos complementares. A Estação tem capacidade de tratamento de 15 litros por segundo e somada à atual estação de tratamento, que já atende a cidade, o sistema passará a contar com a capacidade de 1 milhão e 296 litros de água tratada a mais por dia.
O presidente da Casan, Dalirio José Beber, participou da inauguração e destacou que o valor em obras como essa não é o fator mais importante. “O recurso investido é simbólico perto do benefício que é gerado para milhares de famílias. Parabenizo o prefeito Valar que se empenhou, que constatou a dificuldade e buscou formas para que a ETA fosse construída neste local”, frisou.
Também prestigiaram a solenidade, o diretor da Casan Valter Galina, o vice-prefeito Wilson Trevisan, vereadores, secretários municipais, servidores, líderes de entidades locais e a senhora Sibila Wunsch, proprietária da área.
Encerrando a solenidade, o público acompanhou o desenlace da fita inaugural, descerramento da placa, o plantio de três mudas de Ipê (amarelo, roxo e branco), árvore símbolo do município, nas margens do lago e a abertura da torneira, representando o início das atividades da ETA.