Criciúma – As escolas municipais poderão abrir nos fins de semana, a partir de 2010. O projeto Escola Aberta foi uma das propostas de ação retirada da discussão entre a secretaria do sistema da educação, órgãos do poder judiciário, órgãos da segurança pública e da comunidade em geral. O intuito desta ação é aproximar a escola da comunidade, trazendo conscientização, através de oficinas, jogos de lazer, e outras atividades. “A intenção é que se aprenda com efetividade e, também, que os problemas com depredações e mau uso do bem público, além da violência escolar, diminuam ou desapareçam”, afirmou a coordenadora pedagógica, Gislaine Machado Silveira.
Segundo a gerente pedagógica, Alair Dagostim, a intenção é que a primeira escola a receber o projeto seja a escola municipal Profª Clotildes Maria Martíns Lalau, no bairro Renascer, pois está em uma das áreas com maior índice de violência escolar. Serão realizados eventos de educação, lazer, cultura, esporte, educação ambiental, ética e cidadania. “Vamos fazer uma reunião com a comunidade para que ela nos direcione e nos ajude a realizar as atividades”, explica Alair.
Além da Escola Aberta outras propostas, como a escola de pais, contratação de equipes multidisciplinares itinerantes para atendimento escolar, projetos pedagógicos em parceria com o Conselho Tutelar, entre outros, foram encaminhados para a juíza do Ministério Público, Janice Ubiali, e, amanhã (11), em uma reunião com os representantes do judiciário, segurança pública e secretaria da educação, serão discutidas a praticidade destas propostas.
