Tubarão – Escolas da rede municipal de ensino aproveitaram a passagem do Dia do Índio, comemorado anualmente em 19 de abril, para relembrar os costumes e tradições dos primeiros habitantes de nosso país.
Na EMEB Sombrio, por exemplo, com a orientação da professora Daiane Damásio da Rosa, crianças do pré-escolar e 1°ano construíram uma oca para exposição, simbolizando os hábitos indígenas. Já as professoras Sara Brígido e Lilian Lopes realizaram pesquisas sobre costumes indígenas com as turmas de 2º, 3º, 4º e 5° ano. “Os alunos se divertem enquanto aprendem a respeitar o povo indígena”, ressalta a diretora Rosangela Maria Fogaça.
No CEI Álvaro Braz Fernandes, da Guarda ME, a data também foi lembrada com a realização de brincadeiras e encenações sobre os costumes indígenas e mostra de tinta e comidas típicas. “É muito importante conhecer outras culturas, e o que herdamos desses povos. Podemos não ter índios em nossa comunidade, mas temos muito deles em nossa vida”, salienta a diretora Cleusa Rodrigues Inácio.
Lei – A data de 19 de abril foi instituída como Dia do Índio pelo presidente Getúlio Vargas, por meio do decreto-lei 5540 de 1943 e relembra o dia, em 1940, no qual várias lideranças indígenas do continente resolveram participar do Primeiro Congresso Indigenista Interamericano, realizado no México.
ai/UNO