Entenda o que é Blefarite e Como Prevenir

A blefarite, uma inflamação crônica nas pálpebras, afeta cada vez mais mulheres que usam maquiagem e cílios postiços.

Balneário Camboriú – Cuidados essenciais com os cílios e o uso adequado de maquiagem são fundamentais para prevenir a blefarite, uma inflamação na borda das pálpebras e base dos cílios frequentemente confundida com conjuntivite. O alerta é do Dr. Fernando Ramalho, especialista em cirurgia refrativa no Oftalmos – Hospital de Olhos, de Balneário Camboriú e região (Bombinhas, Blumenau, Brusque, Camboriú, Florianópolis, Itajaí, Itapema, Nova Trento, Pomerode), que destaca a importância de reconhecer sintomas como coceira, cílios grudando, olhos vermelhos e ardência.

O Especialista do Oftalmos – Hospital de Olhos de Santa Catarina, Dr. Fernando Ramalho explica que, embora a doença não tenha cura, o tratamento precoce garantirá diminuição dos sintomas e maior qualidade de vida.

“Embora a blefarite seja crônica e não tenha cura, o tratamento adequado, iniciado precocemente, pode melhorar significativamente a qualidade de vida dos pacientes”, explica o médico. “É essencial realizar a higienização adequada das pálpebras e cílios, e em alguns casos, antibióticos orais podem ser prescritos em conjunto com a higiene local”, explica Dr. Fernando.

Após o início do tratamento, Dr. Fernando Ramalho observa que é comum uma melhora dos sintomas em cerca de 15 dias, mas ressalta a importância de manter os cuidados regularmente. “Evitar o uso de maquiagem nos cílios é recomendado, mas se necessário, prefira produtos à base de água e remova-os completamente antes de dormir”, adverte o médico. Outra dica importante: a limpeza com água morna e shampoo neutro ou produtos específicos também é benéfica para eliminar impurezas.

Para prevenir futuros problemas, Dr. Fernando enfatiza a necessidade de evitar o aparecimento de condições dermatológicas que contribuam para o acúmulo de oleosidade na região das pálpebras, já que seu excesso é um fator facilitador para o surgimento da blefarite.”O tratamento correto é crucial para aumentar a qualidade de vida. Em casos específicos, o uso de antibióticos orais pode ser indicado, porém, sempre em conjunto com a boa higienização local”, conclui Dr. Fernando.

A higienização adequada das pálpebras e cílios é crucial para prevenir a blefarite. Reconhecer os sintomas, como coceira, cílios grudando, olhos vermelhos e ardência, é essencial para buscar tratamento adequado. Embora a blefarite seja crônica e não tenha cura, o tratamento iniciado precocemente pode trazer significativa melhora.

Sintomas da Blefarite:

Coceira nas pálpebras
Cílios grudados
Olhos vermelhos
Ardência
Sensação de areia nos olhos
Crostas nas pálpebras

Causas:

Higiene inadequada das pálpebras e cílios
Uso excessivo de maquiagem
Cílios postiços
Pele oleosa
Rosácea
Dermatite seborreica

Prevenção:

Higienizar as pálpebras e cílios com água morna e shampoo neutro ou produtos específicos duas vezes ao dia
Evitar o uso de maquiagem nos cílios, cílios postiços ou optar por produtos à base de água
Remover completamente a maquiagem antes de dormir
Tratar condições dermatológicas que contribuem para a oleosidade da pele

Tratamento da Blefarite:

Higiene local com produtos específicos
Antibióticos orais em alguns casos
Compressas mornas
Pomadas oftálmicas
Dicas Importantes:

Procure um oftalmologista se apresentar qualquer sintoma de blefarite

Para manter a saúde ocular, é essencial realizar cuidados diários, como lavar bem a região dos cílios e pálpebras, evitar acúmulo de poeira, poluição e maquiagem, e procurar um oftalmologista ao notar qualquer sintoma ou vermelhidão.

Não descuide da saúde ocular. Adote medidas preventivas e busque tratamento adequado para garantir o bem-estar dos seus olhos.

Fonte: Oftalmos – Hospital de Olhos 
Gabriel Santos/ai/unopress

UNOPress
UNOPress
A UNOPress é uma Agência de Marketing Digital especializada em Assessoria de Imprensa e Marketing de Conteúdo. Produz conteúdo para diversas empresas que buscam Page Authority e Domain Authority.

Deixe um comentário

Por digite seu comentário!
Por favor digite seu nome aqui

Compartilhar:

Receba Notícias

Posts Relacionados

Mais Recentes