Encenação da Paixão de Cristo presença em Barra Velha

Celebração acontecerá quinta-feira (29), na Praça Lauro Carneiro de Loyola, em Barra Velha, e Sexta-feira Santa, em frente ao Paço de Penha.

Barra Velha – A emocionante encenação da Paixão de Cristo de Penha terá dupla missão nesta Páscoa de 2013: levar os tocantes relatos dos últimos momentos da vida de Jesus Cristo a duas cidades. Além de Penha, que dia 29, Sexta-feira Santa, receberá “As Sete Palavras de Cristo na Cruz”, Barra Velha também convidou o grupo para uma apresentação a partir das 20h30 da Quinta-feira Maio, dia 28 de março, na Praça Lauro Carneiro de Loyola.

A celebração em Penha será a partir das 19h, na Avenida Nereu Ramos, entre o Paço Municipal e a Escola de Educação Básica Manoel Henrique de Assis, no centro.  Segundo a organização, os ensaios da parte de música e canto já tiveram início, e a edição deste ano novamente terá as presenças do Coral Laci Simão Correia, do Coral Municipal de Balneário Piçarras e do Movimento de Irmãos do Grupo Shalom de Penha.

A temática principal da encenação da Paixão de Cristo criada pelo grupo de Penha neste ano, quarto consecutivo em que a celebração é promovida na Semana Santa pelo Departamento de Cultura e pela Secretaria de Educação da Prefeitura, foca os dizeres do Messias em seus últimos momentos no Gólgota.

Marcos Henrique Wagner, auxiliar do Departamento de Cultura e que atua na organização da “Paixão” neste ano, informa que a duração da celebração será de uma hora, com aproximadamente 100 figurantes.

A base do repertório será a obra do maestro catarinense José Acácio Santana. “Nossa versão local da ‘Paixão’ é totalmente adaptada, e a cada ano, trazemos um roteiro diferente”, diz Marcos. “Usamos entre os figurantes integrantes dos grupos de canto, num grande oratório”, observa. Em 2013, o servidor público Beto Leite, que em 2012 foi imperador da Festa do Divino, novamente atuará no papel de Jesus Cristo, tanto na encenação de Barra Velha como na de Penha.

Marcos revela que a cada ano, a encenação mostra a originalidade da versão que o setor de Cultura de Penha apresenta para os momentos finais da vida do Messias. Em 2013, por exemplo, será focada a crucificação e as intrigantes palavras de Jesus. A cada etapa da Paixão, um comentário situará os expectadores na cena, e tudo musicado pela obra de José Acácio Santana.

“Na verdade, essa encenação, há quatro anos, é um resgate das celebrações iniciadas originalmente em Armação do Itapocoróy”, diz Marcos. “Há quatro anos, essa emoção veio para o centro de Penha, com o coral Laci Simão Correia, que conta com o apoio do Projeto Musicar, da Secretaria de Educação, figurinos próprios e novas vestimentas a cada ano”, observa o secretário Misael Cordeiro, da Educação. Todos estão convidados para se emocionar com a celebração nas duas cidades.

Felipe Franco

Cleiton Reinert
ai/UNO

UNOPress
UNOPress
A UNOPress é uma Agência de Marketing Digital especializada em Assessoria de Imprensa e Marketing de Conteúdo. Produz conteúdo para diversas empresas que buscam Page Authority e Domain Authority.

Compartilhar:

Receba Notícias

Posts Relacionados

Mais Recentes