Educação é o que o povo quer!

Image

Mauro Queiroz

Segundo a última pesquisa feita pelo PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) foi a educação o tema mais mencionado e que mais afeta a vida dos brasileiros, na opinião deles mesmos. Essa é a conclusão de um levantamento prévio da campanha do PNUD Brasil Ponto a Ponto, que ouviu milhares de pessoas em todo o Brasil. A pesquisa tinha como pergunta o que elas acreditavam que falta para mudar o Brasil. E a educação foi o tema mais tratado, correspondendo à 20% dos participantes.

Dentro do tema educação, a qualidade do aprendizado lidera o ranking, representando 25% das respostas. O resultado é uma prévia da análise final e as conclusões definitivas devem ser produzidas até o fim de maio.

Por isso é de se esperar que a próxima campanha eleitoral seja recheada de menções a Educação. Já que é o que o povo quer será isso o que os políticos  vão prometer. Vai ser uma baderna e é possível que o povo outra vez acredite nas mesmas falácias.

Sinceramente não dá nem pra saber por onde começar. A corrupção é um mal que precisa ser extirpado do Brasil e Educação como prioridade vai dar o ar de sua graça quando acabar a impunidade. Será a primeira lição de educação para a classe política brasileira.

Com o dinheiro de pelo menos 20 escolas um deputado construiu um castelo e outro diz que não está nem aí para a opinião pública. Total falta de educação. Outro com pelo menos 3 sálarios de um professor deu a sua namorada Adriane Galisteu e a mãe dela passagens com nosso dinheiro. Ainda só para apimentar a discussão, outro deputado do Paraná, bebeu vinho com nosso dinheiro e matou um rapaz atropelado. Também precisa ser educado. Por aqui logo entende-se que falta de educação atinge também o congresso nacional.

O volume de menções à educação impressiona, já que não havia múltipla escolha e a resposta era livre. Não havia alternativas e as possibilidades eram infinitas. Ao final, o resultado será usado para escolha do tema do próximo RDH (Relatório de Desenvolvimento Humano) do Brasil, que deve ser publicado no início de 2010.

Em 2006, uma pesquisa de opinião feita pelo governo federal teve conclusão parecida. Dentre 50 temas de políticas públicas apresentados no Projeto Brasil 3 Tempos, a população que votou pela internet e os acadêmicos consultados colocaram a educação no topo da lista.

A violência nas escolas foi o segundo tema mais criticado por aqueles que elegeram a educação a maior dificuldade. Foram 20% das respostas sobre o tema.

Com cerca de 10% do total de opiniões, a violência nas ruas foi o segundo tema mais mencionado na pesquisa. A preservação do meio ambiente veio atrás, defendida por 6% das pessoas.

Mas, ficaremos alertas e cada vez mais será difícil a gente se enganar nas urnas.

Mauro Queiroz

Fonte : PNUD

Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *