A maratona de festa e alegria exige muita preparação e disposição. Quanto à saúde é importante evitar ingerir alimentos muito pesados como lanches, assim como as bebidas alcoólicas.
Segundo a nutricionista da Unimed Concórdia, Elveni Mayer, a primeira e mais importante dica é ingerir bastante líquido devido às altas temperaturas. ”É preciso manter o corpo hidratado. Beba muita água ou água de coco, mate, limonadas ou chá gelado (sem açúcar)”, esclarece.
O certo é beber o tempo todo, em torno de dois a três litros por dia, para matar a sede. O melhor é água mineral que têm sódio, potássio e magnésio. “Infelizmente muitas pessoas ingerem neste período grande quantidade de bebidas alcoólicas, por isso, procure intercalar com a água para reidratar e evitar abusos. Procure não ingerir bebida alcoólica sem comer. E muito cuidado, alerta vermelho, quatro latas de cerveja equivalem a 490 calorias”, destaca Elveni.
Para a reposição de energia, as bebidas isotônicas igualmente podem ser consumidas e repõem os minerais. “São bebidas para repor líquidos e sais minerais perdidos com a transpiração durante um exercício ou carga intensa de atividades e tem como finalidade prevenir a desidratação e melhorar a desempenho”, explica a nutricionista.
Outra opção para se refrescar nos dias de folia é apostar nos picolés de frutas, pois são hidratantes e menos calóricos. “Além de saboroso e refrescante, o picolé é uma ótima ideia para manter o corpo mais hidratado, do mesmo modo uma excelente alternativa para fugir dos sorvetes cremosos que ultrapassam sempre a tabela de calorias aconselhável”, pontua Elveni.
Os foliões também devem tomar cuidados nas refeições. No café da manhã procure ingerir sucos naturais, iogurtes, pão integral e frutas, para começar bem o dia. No almoço e no jantar de preferência aos grelhados, verduras e legumes. Os vegetais são ricos em fibras, importantes para a reposição de minerais que são eliminados pelo suor.
Nos intervalos das refeições de prioridade aos lanches mais saudáveis, como mix de oleaginosas (castanha-do-Brasil, nozes, amêndoas, castanha de caju), barra de cereal, salada de frutas, frutas e iogurtes. “Como alternativa para enriquecer em nutrientes estes lanches pode-se adicionar, granola, quinua em flocos, aveia em flocos e ainda farinha de linhaça”, sugere a especialista.
Além disso, a nutricionista alerta sobre as refeições realizadas na rua. A dica neste caso é manter a linha dos lanches leves, fuja das massas e frituras. Outro detalhe importante é ficar atento sobre que condições estes alimentos se encontram, se ele está sendo acondicionado em lugar térmico adequado para evitar assim intoxicação alimentar. “No carnaval os foliões costumam fazer lanches rápidos e comer fora de casa, em locais impróprios sem inspeção da Vigilância Sanitária e condições necessárias de higiene que podem ocasionar muita dor de cabeça. Esses alimentos ficam expostos a contaminações por bactérias o que facilita o surgimento de desconfortos alimentares”, observa.
Na praia outra proposta é desviar-se dos alimentos expostos ao sol ou as altas temperaturas. Em caso de desconfortos no dia seguinte prefira uma alimentação mais leve com sopas, caldos, sucos e frutas, assim como continuar com a hidratação com muita água.
A nutricionista igualmente chama a atenção sobre os sinais de desidratação. Os sintomas que podem ser percebidos são: câimbras, moleza no corpo, tonturas, vômitos, pouca urina, enjôos, vista turva, luzes piscando, boca e pele secas. “Nestes casos, recomenda-se tomar um suco de fruta como laranja, limonada ou água de coco, que possuem absorção rápida e eficaz”, recomenda.
Após o carnaval, para voltar ao ritmo normal, procure consumir alimentos ricos em antioxidantes, vitaminas A, E C e frutas cítricas como laranja, lima, mexerica e abacaxi.
Para quem passou da conta na bebida alcoólica ou exagerou na comida, outra proposta para desintoxicar o organismo é inserir no cardápio o suco de clorofila (suco verde) e proteína de soja, pois ajudam na recuperação do fígado.
ai/UNO