Maracajá – Com o objetivo de melhorar a qualidade de vida e reduzir os índices de doenças e mortes entre os homens é que o Departamento de Saúde de Maracajá vai promover encontros nas comunidades para conscientizar o sexo masculino, com idade acima de 40 anos, sobre a importância dos exames preventivos para o combate e diagnóstico precoce de diversas doenças.
Em Maracajá aproximadamente 750 homens da zona rural se enquadram na faixa etária e vão participar de palestras, orientações com médicos, dentista, nutricionista e psicólogo, além de fazer exames e vacinas. “Em cada comunidade será realizada uma tarde de prevenção ao homem”, conta o diretor de Saúde, Vilmar Leandro.
Para o diretor de Saúde, Vilmar Leandro, as ações de saúde direcionadas ao homem vão contribuir para a melhoria da qualidade de vida e redução dos altos índices de doenças e mortes na população masculina, uma vez que já foi comprovado por meio de pesquisas que os homens vivem menos e adoecem mais, pois, na maioria das vezes, só recorrem aos serviços de saúde quando a doença já está avançada.
A primeira comunidade a receber a equipe da saúde será o Sangão Madalena, na próxima terça-feira, 9. Em seguida será a vez do Espigão da Toca, na quinta-feira, 11. Já no dia 16 será no Cedro, dia 18 na Garajuva, dia 23 no Espigão Grande e no dia 24 no Encruzo. Todos os encontros acontecem no salão comunitário das 13h às 18h.
Dia Nacional do Homem
No dia 15 de julho é comemorado o Dia Nacional do Homem. Esta data foi criada com o objetivo maior de reforçar os cuidados com a saúde dos homens. “Apesar de muitos nem saberem da existência do seu dia, todos merecem comemorar e se cuidar. A importância desta data é conscientizá-los de que não só as mulheres devem e preocupar com sua saúde. Todos os homens devem passar periodicamente por consultas médicas”, destaca o diretor de Saúde.
Itaionara Recco
UNOPress