segunda-feira, julho 21, 2025

Dia Municipal da Educação Fiscal

Blumenau – O Prefeito de Blumenau, João Paulo Kleinübing assina, nesta sexta-feira, dia 15, às 9h, no Gabinete, a lei 5.699 que institui o dia 15 de maio, como Dia Municipal da Educação Fiscal. O Projeto de Lei do Vereador Marcelo Schrubbe (DEM) tem por objetivo na conscientização da comunidade de exercer o seu papel de cidadania.

O objetivo do Programa Municipal de Educação Fiscal (PMEF), desenvolvido em Blumenau é a formação do cidadão para a função socioeconômica do tributo através de conhecimentos sobre administração pública, incentivo e acompanhamento da aplicação dos recursos públicos e criação para uma relação entre o Estado e o cidadão. O evento desta sexta-feira vai contar com as presenças do Vereador Schrubbe, Horácio Rebelo, secretário da Fazenda; Maurici Nascimento, secretário da Educação; coordenadores do Programa e representantes da Receita Federal.

O Programa foi implantado ano passado em Blumenau, através do Programa Nacional de Educação Fiscal (PNEF) e coordenado pela Escola Superior de Administração Fazendária (Esafi), o Programa é desenvolvido em quatro escolas municipais (ver tabela). Ellen Eike Jocham, auditora fiscal da Secretaria da Fazenda, salienta que o objetivo é de atingir 20% da rede municipal de ensino até o final do ano.

Estamos trabalhando para isso e, principalmente, estamos tendo boa aceitação dos diretores das unidades escolares, comenta a auditoria. De acordo com ela, seis escolas: Felipe Schmidt, Machado de Assis, Alberto Stein, Francisco Lanser, Duque de Caxias e Wilhelm Theodor Schürmann.Já iniciamos reuniões pedagógicas, com o objetivo de iniciar o Programa, completa.

Ações programadas para este ano

Gincanas semestrais entre as escolas piloto;

Distribuição de material pedagógico;

Ampliação do Programa para outras unidades de ensino;

Parcerias com outros municípios da Região do Vale;

Visitas periódicas nas escolas para avaliação;

Formação de servidores para atuação no Programa.

Objetivos do Programa

Formar o cidadão para a função socioeconômica do tributo; oferecer conhecimentos sobre administração pública; incentivar o acompanhamento da aplicação dos recursos públicos e criar condições para uma relação entre o Estado e o cidadão.

Escolas piloto

EBM Olga Rutzen
Itoupavazinha

EBM Leoberto Leal
Salto do Norte

EBM Profª Zulma Souza da Silva
Velha Central

EBM Lauro Müller
Badenfurt

Fontes: Adilson José de Souza, auditor fiscal da Secretaria da Fazenda , Ellen Eike Jocham, auditora fiscal da Secretaria da Fazenda  e Norche Ricardo Almeida, coordenação de Educação Fiscal da Secretaria de Educação
Repórter: Humberto Trindade

UNOPress
UNOPress
A UNOPress é uma Agência de Marketing Digital especializada em Assessoria de Imprensa e Marketing de Conteúdo. Produz conteúdo para diversas empresas que buscam Page Authority e Domain Authority.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar

Mais lidas

Mais desta Categoria

Alegria para Tereceira Idade e Clubes de Mães em Arroio do Silva

Balneário Arroio do Silva viveu momentos de muita alegria...

Sushi com Carne Bovina é Destaque em Restaurante de Itapema

O Alma Gastro e Bar, localizado no Sofistic Hotel...

Café da Manhã nas Alturas: Experiência Única em Balneário Camboriú

Comece seu dia com uma experiência inesquecível em Balneário Camboriú! Desfrute de um delicioso café da manhã com vista panorâmica da cidade na FG Big Wheel. Reserve já seu lugar!

Inovação Gerenciada com IA: O Futuro da Liderança nos Negócios

A inovação não deve ser um acaso, mas um...