terça-feira, agosto 19, 2025

Dia de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Itapema – A violência contra crianças e adolescentes é uma prática histórica. A luta pela efetivação dos direitos fundamentais da criança e do adolescente é recente e mantém resquícios de marginalização na formulação e execução de políticas públicas.

Ofertas Amazon

Como forma de mobilização social e política, a Lei Federal nº. 9970/00, instituiu o dia 18 de Maio como o Dia Nacional de Luta contra o Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O motivo para a criação da data foi promover o fortalecimento da mobilização da sociedade, como por exemplo, o governo e a mídia para a formação de uma opinião pública contra a violência sexual de crianças e adolescentes e, além disso, estimular e encorajar as pessoas a denunciarem situações de violência.

HISTÓRIA

A data 18 de maio foi escolhida, pois nesta data, no ano de 1973, em Vitória – ES, um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Crime Araceli”. Esse era o nome da menina de apenas oito anos que foi raptada, drogada, abusada sexualmente, morta e carbonizada por jovens de classe média alta daquela cidade. O crime, apesar da natureza hedionda, foi prescrito impune.

MOBILIZAÇÃO

O Serviço de Enfrentamento à Violência contra Crianças e Adolescentes de Itapema, vinculado a Secretaria Municipal de Assistência Social, Cidadania e Direitos Humanos, realiza esta semana atividades de prevenção e mobilização social.

Nos dias 19, 20 e 21, na Praça da Paz, das 8 às 18 horas, acontecerá a II Feira de Artesanato do Serviço de Enfrentamento à Violência contra Crianças e Adolescentes, onde serão comercializados produtos confeccionados por crianças e adolescentes nas oficinas de artes manuais organizadas pelos educadores sociais do Serviço.

Do dia 19 ao dia 22 de maio, a equipe do Serviço de Enfrentamento à Violência contra Crianças e Adolescentes fará uma caminhada nos bairros Jardim Praia Mar e Morretes, visitando as casas dos moradores desses bairros, a fim de esclarecer e mobilizar a sociedade no enfrentamento da violência contra crianças e adolescentes.

DENUNCIE

A violência contra crianças e adolescentes é um crime e não um problema particular. Por isso, a melhor maneira de prevenir é denunciar o agressor ao primeiro sinal de violência e buscar atendimento especializado para as vítimas.

A criança, o adolescente, qualquer pessoa responsável ou terceiros devem procurar o Conselho Tutelar – 3268-1982 / 9937-2278 -, o Serviço de Enfrentamento à Violência contra Crianças e Adolescentes (antigo Programa Sentinela) – 3368-2400 / 9186-9860, ou denunciar diretamente para o Disque Denúncia Nacional – 100 (ligação gratuita de qualquer lugar do País). Todas as denúncias podem ser realizadas de forma anônima.

Fonte:Departamento de Comunicação da Prefeitura de Itapema
     

UNOPress
UNOPress
A UNOPress é uma Agência de Marketing Digital especializada em Assessoria de Imprensa e Marketing de Conteúdo. Produz conteúdo para diversas empresas que buscam Page Authority e Domain Authority.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar

Mais lidas

Mais desta Categoria

Emprega Mais impulsiona empregos e qualificação em Porto Belo

Porto Belo promove 5a. edição do Emprega Mais para...

Alegria para Tereceira Idade e Clubes de Mães em Arroio do Silva

Balneário Arroio do Silva viveu momentos de muita alegria...

Sushi com Carne Bovina é Destaque em Restaurante de Itapema

O Alma Gastro e Bar, localizado no Sofistic Hotel...

Café da Manhã nas Alturas: Experiência Única em Balneário Camboriú

Comece seu dia com uma experiência inesquecível em Balneário Camboriú! Desfrute de um delicioso café da manhã com vista panorâmica da cidade na FG Big Wheel. Reserve já seu lugar!