Dia 13 inicia vacinação contra poliomielite em Pinheiro Preto a vacinação inicia no dia 13 e prossegue até o dia primeiro de julho

0
18

Pinheiro Preto – Na próxima segunda-feira (13) inicia em Pinheiro Preto a vacinação contra Paralisia Infantil, que beneficia 181 crianças residentes no município. A vacinação será realizada no Posto de Saúde central, bem como nas comunidades do interior. Para o prefeito Euzébio Vieceli a campanha é de suma importância “Queremos convocar todas as mães para que tragam seus filhos para receber essa vacina, protegendo a saúde e o futuro deles” afirma.

Para a vacinação, todas as crianças de até cinco anos devem estar recebendo as gotinhas da poliomielite. O horário de atendimento no Posto de Saúde é das 8 às 17 horas. O objetivo da Campanha é de manter erradicada a poliomielite no Brasil. O último caso registrado ocorreu em 1989. Desde então, as campanhas de vacinação realizadas conseguiram a efetivação da proteção contra a doença.

A meta em Pinheiro Preto é atingir 95% do público alvo, por isso a solicitação aos pais e responsáveis, para que respeitem o prazo e levem seus filhos para a vacinação. Essa primeira etapa prossegue até o dia 1º de julho. Já em agosto a segunda dose será realizada, tendo início no dia 8.
A campanha de vacinação contra poliomielite terá o dia 18 de junho como “dia d” de vacinação e neste dia, as comunidades do interior e bairros mais distantes também serão contemplados com uma programação diferenciada, elaborada pela Secretaria de Saúde.

O cronograma nas comunidades terá início às 9 horas na Vila Brassan, prosseguindo na Linha Caxias às 9h30, às 10h15 na Linha São Roque, às 10h45 na Linha Santo Isidoro finalizando no período da manhã às 11h15 na Linha Túnel. No período da tarde a programação inicia às 13h30 na Linha Navegantes, às 14 horas na Colônia Muller, prosseguindo às 14h20 na Linha União finalizando às 14h40 no bairro São José.

Para a técnica em enfermagem Janete Souza a vacinação é extremamente importante. “A vacina é uma forma de prevenção, são duas gotinhas que não doem nada, e protegem as crianças contra males maiores da paralisia infantil” finaliza Janete destacando que a programação estará disponível todos os dias no Posto de Saúde Central.

Vacinação contra influenza segue com dose de reforço

Dose de reforço para crianças menores de dois anos prossegue no Posto de Saúde Central de Pinheiro Preto. Todas as crianças que receberam a primeira dose da campanha de vacinação contra influenza deverão buscar pela dose de reforço, que deve ser aplicada 30 dias após a primeira etapa. As mães devem apresentar ainda a carteira de vacinação dos menores.
Janete de Souza, técnica em enfermagem evidencia que o município atingiu a meta e vacinou mais de 80% do público contemplado.

A dose de reforço é uma solicitação apenas as crianças menores de dois anos. A vacina contra influenza ainda contemplou profissionais de saúde, gestantes e idosos com 60 anos ou mais.
Para o público, formado por idosos, a Secretaria de Saúde desenvolveu uma campanha de incentivos, cujo objetivo era fomentar a vacinação, para tanto, foi desenvolvido um sorteio de brindes à todos os vacinados. Os vencedores foram : Ildo Delazzari que ganhou um rádio; Sirlei Bogoni Zanella recebeu um edredom de casal; uma garrafa térmica com Maria Luiza Olivo; Ana Mânica com um jogo de lençol de casal; o Euclides Busanello que recebeu dois travesseiros e um jogo de toalhas de quatro peças foi para João Orides Cardoso Aguiar.

UNOPress

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here