Balneário Camboriú – Na segunda reunião da Comissão Técnica Gestora da Gripe A em Balneário Camboriú, a Secretaria de Saúde atualizou os dados epidemiológicos da Influenza na cidade. Na reunião participam representantes da Secretaria de Saúde através de suas diretorias de Saúde, Vigilância Epidemiológica, Sanitária, Secretário de Saúde, participam também representantes da Câmara de Vereadores, Gabinete do Prefeito, Secretaria de Educação, Hospital Santa Inês e Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Balneário Camboriú.
Segundo a Saúde, até o dia 16 de agosto, 32 casos foram notificados, ou seja, foram colhidos material para análise. Há a confirmação de 09 pacientes internados, sendo 02 no Hospital do Coração (com 01 paciente na UTI) e 07 pacientes no Santa Inês (com 01 paciente na UTI)). Forma registrados no hospital Santa Inês, 03 óbitos suspeitos de terem o H1N1, mas nenhum deles pertencem ao município de Balneário Camboriú. São de outras cidades da região, 01 de Bombinhas, 01 de Camboriú e a última paciente, faleceu na madrugada de sábado para domingo e é de Itapema. Era uma gestante, segundo informações da Saúde.
Até agora, apenas 02 casos foram confirmados como Gripe A na cidade. Outros 04 casos foram descartados, por resultarem em negativo no exame. No momento, a Vigilância Epidemiológica está monitorando 29 pacientes em residências.
O Centro de Triagem no Posto da 1500 foi ampliado. A tenda a partir de hoje, 17, irá atender 24 horas. Em 10 dias a tenda fez 211 consultas médicas e 1208 consultas de enfermagem. A Prefeitura irá manter a tenda na 1500, pois o Posto Central possuí equipamento de Raio X e Fluxograma.
Até hoje, 52 pacientes receberam medicamento Oseltamivir. Foram 520 comprimidos que são dados para que o paciente tome duas vezes ao dia durante cinco dias. A Saúde estima que há atendimentos em hospitais, Unimed e Consultórios, o que resulta mais de 1 mil atendimentos diários no município em média.
As recomendações preventivas continuam as mesmas para todos. A Prefeitura cancelou todos seus eventos públicos, afim de evitar aglomeração de pessoas. A orientação é que se a pessoa estiver com sinais de gripe, deverá ficar em casa. Suspeitando que ela for Gripe A, a pessoa deverá buscar imediatamente o Centro de Triagem na Rua 1500 para avaliação médica. Não há necessidade da busca por hospitais. A função do centro é triar, selecionar, avaliar o caso. Se for suspeita de Gripe A, a pessoa será orientada pelos profissionais da tenda.
Ainda há preocupação com o abuso por parte de alguns comerciantes com relação à venda do álcool gel nas lojas, farmácias e supermercados. O alto valor deste produto, tem dificultado o acesso da população e a comissão decidiu interceder junto ao Procon de Balneário Camboriú, para que faça avaliação de possíveis casos de abuso. Cabe também ao próprio consumidor denunciar ao Procon o abuso por parte do comércio com relação a este produto.
Outra orientação é diretamente para bares e restaurantes. A Secretaria de Saúde pede para que todos disponibilizem o álcool gel e toalhas de papel para os frequentadores. O material deve estar visível e de fácil acesso aos clientes. A Vigilância Epidemiológica pede também para que haja sinalização de que o álcool está disponível no estabelecimento.
Para desmitificar possíveis boatos surgidos nestas segunda-feira na cidade, a Prefeitura esclarece que não há nenhuma creche fechada por conta da Gripe A e também não há gestantes retornando ao trabalho direto com o público. São apenas boatos e a Saúde pede para que a imprensa e a comunidade, tire dúvidas diretamente com a assessoria de imprensa antes de divulgar possíveis informações e boatos que geram dúvidas à comunidade.
Fonte: Assessoría de Imprensa