Criciúma: Modelo Nacional em Coleta Seletiva e Resíduos Sólidos

Criciúma é Referência Nacional em Coleta Seletiva e Destinação de Resíduos Sólidos

Criciúma lidera o Brasil em coleta e destinação de resíduos sólidos, com mais de 80% dos bairros da cidade beneficiados pela coleta seletiva.

Foi uma conquista que reforça o compromisso da cidade com um futuro sustentável e tecnológico, reconhecido com a nota máxima no Ranking de Competitividade dos Municípios de 2023. O cronograma e itinerário da coleta estão disponíveis no site da Prefeitura de Criciúma, através do link da Prefeitura Municipal de Criciúma (criciuma.sc.gov.br) 

“Alcançar essa marca é motivo de orgulho, demonstra nossa eficiência na gestão da coleta seletiva. A destinação correta dos resíduos é fundamental para garantir um futuro sustentável às próximas gerações e promover qualidade de vida aos mais de 240 mil habitantes de Criciúma. Continuaremos avançando para uma cidade ainda mais consciente e tecnológica”, destacou o prefeito Clésio Salvaro.

O descarte inadequado de resíduos é um desafio ambiental significativo. Em Criciúma, a coleta, transporte e destinação de resíduos sólidos são realizados pelo Grupo Rac Saneamentos e Racli Limpeza Urbana.

A coleta seletiva é realizada semanalmente, às 8h e às 13h, em cada bairro, sendo essencial que os resíduos estejam limpos e sejam colocados para fora apenas no dia da coleta, facilitando a separação e evitando acúmulos.

Os materiais recicláveis são processados no Centro de Processamento de Resíduos, onde está localizado o Ecoponto, operado por cooperativas e associações de catadores. Além disso, o Ecoponto recebe objetos e materiais especiais, como móveis, pneus, pilhas e baterias, que exigem tratamento específico e não devem ser descartados no lixo comum.

Criciúma também promove o programa “Jogue Limpo com a Cidade”, incentivando a separação de resíduos e oferecendo até 50% de desconto na Taxa de Coleta e Destinação de Resíduos Sólidos (TCDRS), vinculada ao Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). Os materiais recicláveis podem ser entregues nos Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) espalhados pela cidade, cuja localização pode ser encontrada em bit.ly/48ywtUe. O aplicativo REVER Cidadão permite que os moradores acompanhem seu saldo e encontrem PEVs próximos.

Até o final de 2024, o Governo de Criciúma planeja instalar 20 lixeiras subterrâneas em praças e parques municipais, oferecendo maior higiene e segurança. Essas lixeiras, parte do Programa Acelera Criciúma, representam um investimento de cerca de R$ 400 milhões em mais de 200 obras e projetos até o final do período.

Eduarda Salazar/AI/UNOPress

UNOPress
UNOPress
A UNOPress é uma Agência de Marketing Digital especializada em Assessoria de Imprensa e Marketing de Conteúdo. Produz conteúdo para diversas empresas que buscam Page Authority e Domain Authority.

Deixe um comentário

Por digite seu comentário!
Por favor digite seu nome aqui

Compartilhar:

Receba Notícias

Posts Relacionados

Mais Recentes