Mobilização será nesta sexta-feira (28) com concentração a partir das 17h no Ticen, em Florianópolis
Florianópolis – Vestidos de branco e munidos com cartazes e faixas, profissionais e estudantes de Enfermagem e de outras profissões da saúde manifestam-se nesta sexta-feira (28/06) contra o Projeto de Lei conhecido como Ato Médico. A intenção é que a Presidenta Dilma Rousseff vete esse projeto de lei, já aprovado pelo Senado. A mobilização será nesta sexta-feira (28) com concentração a partir das 17h no Ticen, em Florianópolis.
Os profissionais de saúde entendem que se sancionado pela Presidenta Dilma, da forma como está escrito, impactará negativamente na saúde brasileira, especialmente no Sistema Único de Saúde (SUS).
O Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren/SC) já se manifestou oficialmente sobre o assunto e informa que o projeto fere a autonomia das demais profissões de saúde e inviabiliza Programas de Saúde Pública, a exemplo do: Saúde da Mulher, Doenças Sexualmente Transmissíveis, HIV e Aids, Tuberculose e Hanseníase. A Enfermagem também protestará para que o Projeto de Lei nº 2295/2000, que regulamenta a jornada de trabalho em 30h semanais para os profissionais de Enfermagem, seja colocado na ordem do dia para votação na Câmara dos Deputados. Tanto a Organização Internacional do Trabalho (OIT) quanto a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendam a jornada de 30 horas semanais como condição indispensável para assistência segura e de qualidade. O PL nº 2295/2000 já foi aprovado no Senado e também nas Comissões da Câmara dos Deputados. Há 4 anos o PL espera para ser inserido na ordem do dia para votação e aprovação.
A manifestação da Enfermagem tem apoio do Coren/SC, da Associação Brasileira de Enfermagem – Seção Santa Catarina (ABEn-SC) e do Sindicato dos Trabalhadores em estabelecimentos de Saúde Público Estadual e Privado de Florianópolis (SindSaúde).
Mobilização contra o Ato Médico e a favor das 30h para a Enfermagem
Data: sexta-feira (28/06)
Concentração: a partir das 17h no Ticen, em Florianópolis.