Criciúma – O Conselho Municipal de Turismo de Criciúma (Comtur) realizou, na tarde de ontem (23), um debate no salão Ouro Negro, na prefeitura, sobre a valorização do turismo na cidade e melhorias que podem ser realizadas. O evento contou com a presença de representantes da Fundação Cultural, da Afasc, da Caixa Econômica Federal, do turismo, entre outros.
O presidente do Conselho Municipal de Turismo, Albertino Ferreira, ressaltou a importância do evento. “Esse debate é de extrema importância para o que poderá ser feito em melhorias ao turismo de nossa cidade. Esclarecer dúvidas e trocar idéias”, destacou Ferreira.
O debate foi ministrado pela Consultora em Roteirização do Senac de Florianópolis, Maria Angélica Vieira Coutinho que atua no mercado turístico desde 1979. A palestrante questionou e ressaltou a importância turística na cidade como meios de inclusão social, qualificação profissional e educacional. “A população, de maneira geral, deve estar ciente de que turismo não se limita, apenas, aos passeios turísticos. O turismo é um conjunto de fenômeno social e econômico, ligado ao deslocamento”, ressaltou a palestrante.
Maria Angélica afirmou que o turismo abrange diversas áreas como lazer, esporte, cultura, religiosidade e negócios. Entretanto, para o turismo acontecer, necessita de transporte, alimentação e hospedagem. “É preciso ver o turismo como uma estratégia significante para equipar-se de uma infraestrutura adequada”, enfatizou.
Fonte: Assessoría de Imprensa