Joinville – O prefeito de Joinville, Carlito Merss, visitou algumas áreas prejudicadas pelas fortes chuvas que caíram na cidade, durante a semana. Na manhã deste sábado (22/1), acompanhou a retirada de uma seringueira centenária que caiu na ponte sobre o Rio Motucas, na rua XV de Novembro, no bairro Vila Nova. Uma retroescavadeira conseguiu retirar a árvore que invadiu a rua e ainda nesta tarde deve retirar as duas outras árvores, carregadas pelo rio até a ponte durante a madrugada.
Outra região bastante afetada foi na Rodovia do Arroz, onde a água do Rio Arataca chegou a quase 60 centímetros de altura e atingiu os prédios do programa “Minha Casa Minha Vida”, informou o supervisor da Secretaria Regional do Vila Nova, Valdecir Wehmuth. “Nós estamos em situação de emergência e já pedi urgência para o governo estadual liberar dinheiro para recuperar as áreas afetadas e ajudar na recuperação do município”, declarou Carlito.
Depois, Carlito foi até a Ponte Adolfo Vogelsanger (inaugurada em 2 de maio de 2007) que precisou ser interditada. Um pedaço da ponte caiu no Rio Piraí. Além disto, árvores foram carregadas até o local por causa da forte velocidade do rio. No caminho, ele conversou com moradores que circulavam pelo local a pé. Entre eles, Carlos Kammholz que pretendia chegar ao seu sítio, na Estrada do Piraí. “Tenho o sítio há 25 anos e nunca tinha visto uma situação como essa”, desabafou o proprietário que não pode entrar com seu carro porque um morro desmoronou. Duas retroescavadeiras estavam trabalhando na desobstrução da via.
Na volta ao centro de Joinville, Carlito parou no Ginásio Ivan Rodrigues, onde de quarta para quinta-feira também ficou alagado, com a água chegando a dez centímetros. Naquela madrugada o volume da chuva chegou a 90 milímetros em apenas duas horas. No ginásio, conversou com o coordenador da Área de Convênio e Captação de Recursos, João Carlos de Andrade, que estava acompanhando a limpeza do local para o jogo de basquete que acontece na tarde deste sábado.
Logo em seguida, o prefeito esteve no Corpo de Bombeiros onde conversou com os sub-chefes Rodrigo Luciano Jurk e Cláudio Nabitzreuter. A equipe de bombeiros, junto com a Defesa Civil e a Polícia Civil, estão de prontidão para atender às emergências. A atenção redobra quando a chuva começa a cair, enfatizou Jurk. Carlito afirmou que aguarda o pronto atendimento do governo estadual para liberar horas máquinas e verbas para recuperação, principalmente das pontes.
A solicitação já foi feita em um telefone de Carlito para o secretário estadual da Infraestrutura, Valdir Cobalchini. Segundo Carlito, se a Prefeitura não tivesse realizado a limpeza de quase 190 quilômetros dos rios, que representou um investimento de R$ 6 milhões, “Joinville teria vivido uma catástrofe. E a manutenção é permanente”, completou.
