CMDCA de Seara realizou debate na Rádio Belos Montes
Seara – O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Seara está realizando ações em comemoração ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, comemorado no dia 18 de Maio. Na sexta-feira, 17, foi realizado debate sobre o tema no programa Show da Manhã da Rádio Belos Montes. Para a sexta-feira, 24 de Maio está programado para ocorrer pedágio com distribuição de material educativo.
De acordo com a presidente do CMDCA de Seara Josiane Savoldi “as ações são muito importantes para que as pessoas conheçam o que é abuso e exploração sexual e que atitude tomar diante de uma situação de violência”. A coordenadora do CRAS Seara Cleomara Carraro comenta que a maioria dos abusos ocorre dentro do ambiente familiar. “O nosso trabalho é voltado para as famílias, tentando identificar os problemas para prevenir qualquer tipo de agressão que crianças ou adolescentes possam sofrer”
O conselheiro tutelar Moisés Ruhmke destaca a importância da denúncia. “A partir da denúncia é que se encontra a melhor forma de abordagem para cada situação de abuso ou exploração. Quando constatado algo nesse sentido é que o caso é encaminhado para que as devidas medidas sejam tomadas”. O telefone de contato do Conselho Tutelar de Seara é o 3452 0112 e 8414-4825.
Mais informações
A escolha da data é uma lembrança a toda a sociedade brasileira sobre a menina seqüestrada em 18 de maio de 1973, Araceli Cabrera Sanches, então com oito anos, quando foi drogada, espancada, estuprada e morta por membros de uma tradicional família capixaba. Muita gente acompanhou o desenrolar do caso, poucos, entretanto, foram capazes de denunciar o acontecido. O silêncio de muitos acabaria por decretar a impunidade dos criminosos. Sua morte, contudo, ainda causa indignação e revolta. O Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes vêm manter viva a memória nacional, reafirmando a responsabilidade da sociedade brasileira em garantir os direitos de todas as suas Aracelis.
ai/UNO