Blumenau – Duas ordens de serviços vão ser assinadas neste mês. Durante este ano, a atual administração efetuou outras oito autorizações. Quando concluídas as obras vão beneficiar 218 famílias de diversos bairros da cidade.
Durante este mês, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Obras, assina duas ordens de serviços para pavimentação de ruas (ver tabela). Os trabalhos vão ser executados pelo sistema de mutirão – parceria com a comunidade e conveniadas com o Badesc. Com as obras das ruas Rodolpho Fischer, Bairro Itoupava Central e Alexandre Volta, Bairro Itoupava Norte, a atual administração vai proporcionar melhorias de infraestrutura para mais 12 famílias nas respectivas localidades.
As empresas responsáveis pela execução das obras vão fazer pavimentação com lajotas sextavadas e drenagem pluvial. Na Rodolpho Fischer serão 109,48 metros de via pavimentada. A adesão da comunidade foi de 80%. O investimento vai ser de R$ 47.079,01. Na Alexandre Volta a participação dos moradores é de 100%. São 231,64 metros de extensão, com valor de investimento de R$ 91.393,61.
Atendimento: Além destas duas ordens de serviços que serão assinadas, a atual administração efetuou neste ano, outras oito autorizações (ver tabela). Quando concluídas 218 famílias serão beneficiadas. Paralela às obras de pavimentação pelo sistema de mutirão, a Prefeitura segue com outras frentes de trabalho,como por exemplo, as obras de reconstrução que acontecem em Blumenau.
Durante o segundo semestre deste ano, a prefeitura inaugurou 13 ruas (ver tabela) – todas pelo sistema de mutirão. Por essas obras, atual administração está beneficiando 455 famílias. Entre 2005 e outubro deste ano, 148 ruas foram pavimentadas por meio deste sistema de parceria.
Como funciona: O Sistema de Mutirão viabiliza melhorias nas comunidades e agilidade das obras. A parceria é feita em pavimentações das ruas com lajotas sextavadas. Além desse material, a comunidade participa com a mão-de-obra. A Prefeitura arca com a drenagem, areia, meio fio, áreas verdes e áreas públicas, ou seja, escolas, CEIs, ESFs e outros.
A contrapartida da administração na parceria representa entre 50% e 60% da obra, que cobre a parte dos moradores que não tenham feito adesão. Entretanto, para que uma obra seja executada através do Sistema de Mutirão, é necessária a adesão de, pelo menos, 80% da comunidade, de acordo com a Lei Municipal nº. 4.868.
Fonte: Assessoria de imprensa
