Guaraciaba – O municipio de Guaraciaba recebeu nesta semana um incentivo a mais para expandir e facilitar o acesso à leitura a mais pessoas. Contemplado com o Programa Arca das Letras, criado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário, o municipio recebeu na segunda-feira, cinco bibliotecas moveis com cerca de 200 exemplares de livros cada uma. Os livros são de literatura infantil, literatura para jovens e adultos, livros didáticos, de pesquisa e técnicos (sobre cidadania, saúde, agricultura), incluindo assuntos de interesse das populações rurais em suas realidades específicas.
As bibliotecas foram distribuidas nas comunidades do interior conforme estão organizadas em Associações de Microbacias, procurando contemplar todas as comunidades, principalmente as mais distantes. Em todo o municipio são oito associações, mas a que compõe a de Linha Olimpio já recebeu a Arca a mais tempo por possuir o Museu. As cinco associações beneficiadas são de Ouro Verde, Welter, Tigre, Lajeado Liso e Ferreira, cada uma delas envolve comunidades arredores. Na comunidade, a Arca irá ficar na casa de uma das familias, indicada pelos beneficiados, onde foi escolhido uma pessoa para ser o agente de leitura que será o responsável pelo empréstimo dos livros e pelo incentivo à leitura na comunidade.
Em Guaraciaba a Arca das Letras está sendo coordenada pela Administração Municipal através da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Juventude, juntamente com a Epagri e Microbacias. Conforme o Secretário de Educação, Adelir Hoelscher, a Prefeitura se responsabilizou pela confeção dos móveis, a Epagri e Microbacias com a organização dos grupos para receber as Arcas e o Ministério do Desenvolvimento Agrario com os livros. Essa parceria, juntamente com a comunidade que vai coordenar, a Arca das Letras irá promover a educação, a cultura, o trabalho e o entretenimento entre as populações do campo, contribuindo para o desenvolvimento humano no mundo rural.
Durante o ato de entrega do livros, o Prefeito Ademir Zimmermann destacou a importante iniciativa do Governo Federal em disponibilizar o acesso e incentivar a leitura no campo. Ele ressaltou que o município dispõe de grande acervo bibliográfico em todas as escolas e também na Biblioteca Pública Municipal, mas essa iniciativa de levar a biblioteca nas comunidades do interior vai facilitar o acesso a leitura, além de envolver as famílias na manutenção da biblioteca e na socialização do conhecimento.
Fonte : Assessoria de Imprensa