Balneário Camboriú recebe consulado de cinco países

© Ney Limonge © Ney Limonge
Foto : Ney Limonge

Balneário Camboriú – França, Portugal, Paraguai, Ucrânia e Itália estiveram representadas nesta quarta-feira (23), em almoço de idéias em Balneário Camboriú, no encontro promovido pela Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico Municipal.

O secretário de Turismo e vice-prefeito, Cláudio Fernando Dalvesco, recepcionou os diplomatas e também o governo estadual, que trouxe à reunião o diretor-geral da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte de Santa Catarina (SOL), Guilberto Savedra, o consultor geral da Secretaria Especial de Articulação Internacional, Fausto Silva, e ainda Álvaro Luiz Preis e João de Borba Neto, ambos também representantes da SOL. No almoço compareceram os cônsules honorários da França, Francisco Borgoff, da Itália, José Campestrini, do Paraguai, Valter Ros de Souza, da Ucrânia, José Barouck Sobrinho e de Portugal,  João Eduardo Bastos Lupi.

O principal objetivo do encontro foi a divulgação de duas informações. A primeira, que Balneário Camboriú terá o consulado do Paraguai sediado na cidade, nos próximos dias 1º  2 de outubro, e, também, a articulação da viagem que os cônsules farão à Brasília entre os dias 10 e 15 de novembro. Segundo explicou o cônsul honorário da França em Santa Catarina, Francisco Borgoff, o evento na capital federal acontecerá na Casa Santa Catarina, com aproximadamente 150 convidados, a maioria de diplomatas. “Convidaremos os embaixadores para exercer trabalhos consulares no Estado de Santa Catarina”, explicou o cônsul, analisando que aqui existem apenas 28 representantes diplomatas e é necessário aumentar essa representação para que haja um atendimento melhor ao estrangeiro que está em Santa Catarina e também seja fortalecido o intercâmbio entre e Brasil e os outros países.

Consulado paraguaio na Sectur

A consulesa geral do Paraguai, Lourdes Bogado de Insfran, que atende o Paraná e Santa Catarina em Curitiba, estará realizando trabalho consular em Balneário Camboriú durante os dois primeiros dias de outubro. A sede dos serviços será a Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico, na rua 2950, 771, centro. O representante do consulado no Estado, o cônsul honorário Valter Ros de Souza, disse que com a vinda da consulesa, os paraguaios que estão na cidade poderão requisitar novo passaporte ou revalidação, informar perda de documentos, realizar legalizações, entre outros benefícios concedidos pelo consulado.

A instalação temporária em Balneário Camboriú irá facilitar aos paraguaios que residem na cidade e região e que ainda estão em situação ilegal, pois segundo a lei de anistia a estrangeiros, assinada pelo presidente Luis Inácio Lula da Silva em 2 de julho passado, os estrangeiros que tiveram seus vistos vencidos até 1º de fevereiro deste ano e ainda não revalidaram sua permanência, poderão efetuar essa regularização.

Irmandade em Deauville

Está confirmado para a semana de 22 a 28 de novembro, na região de Deauville e Honfleur (cidades da França), a viagem de negócios que estará apresentando Balneário Camboriú e disponibilizando o município para receber investimentos de empresários franceses. A visita, que já confirmou a ida do vice-prefeito Cláudio Dalvesco, também oficializará a irmandade, em solo francês entre Balneário e Deauville, que irá trazer a possibilidade de vários intercâmbios entre os dois municípios, sendo o objetivo principal nas áreas da cultura, turismo, esporte, meio ambiente, educação e economia.

ai/UNO