Joinville – A bailarina Erika Rosendo volta à praça Nereu Ramos, no centro de Joinville, nesta quinta-feira (8), para mais três performances de dança contemporânea do projeto "Retrato do Outro". As performances acontecem às 10, 12 e 17 horas, com cerca de uma hora de duração cada uma.
Em "Retrato do Outro", a praça Nereu Ramos vira um laboratório de dança. Erika busca na arquitetura do local e nas pessoas que circulam por ali elementos para compor a sua performance. A experimentação e o improviso em dança causam espanto, desconfiança e admiração. Para matar a curiosidade das pessoas, Erika senta e conversa. É um momento para falar do projeto, conhecer essas pessoas um pouco mais e aproximá-las da dança.
Esta é a quarta e penúltima vez que a bailarina vai à praça para as performances do "Retrato do Outro", projeto aprovado pelo Edital de Apoio à Cultura 2009 do Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura (Simdec) da Fundação Cultural de Joinville. O objetivo é tornar a dança acessível, modificar e humanizar o espaço público e buscar um uso diferenciado e surpreendente para o corpo que dança.
O projeto contemplou uma série de 15 apresentações, três por mês (em um único dia), durante cinco meses – julho a novembro. As performances de outubro estavam agendadas para o dia 22, mas foram antecipadas para esta quinta-feira, 8. As últimas intervenções de Erika na praça Nereu Ramos
dentro do projeto "Retrato do Outro" acontecem no dia 19 de novembro, também às 10, 12 e 17 horas. A direção artística do projeto é de Jussara Xavier.
Erika Rosendo é natural de Natal (RN) e começou a dançar aos quatro anos. É formada em Ballet Clássico pela Escola de Dança do Teatro Alberto Maranhão (RN) e em coreografia pelo Projeto "Arte Ação" (RN). No período de 2001 a 2006, integrou a Cia. de Dança do Teatro Alberto Maranhão, companhia que trouxe Erika Rosendo pela primeira vez a Joinville para participar do Festival de Dança.
Em 2007, Erika Rosendo se mudou para Joinville para formar-se em dança contemporânea pela Escola do Teatro Bolshoi. Em 2008 recebeu o prêmio de Melhor Bailarina e 1º lugar na categoria Dança Contemporânea solo feminino avançado no 26º Festival de Dança de Joinville e 3º Festival
Nacional de Jaraguá. No currículo, Erika coleciona outros primeiros lugares em festivais de dança realizados em Itajaí (SC), Santa Maria (RS) e Santa Rosa (RS).
Fonte: Assessoría de Imprensa