Barra Velha – A coordenação do ProJovem Urbano confirma para o próximo dia 1º de julho o início das aulas deste curso em Barra Velha – além de cidades como Itajaí, Camboriú, São João Batista, Criciúma e São José. O programa, que oferece aos matriculados a oportunidade de concluir o Ensino Fundamental em 18 meses, pagando uma bolsa de estudos no valor de R$ 100 mensais, já está com 300 matrículas efetuadas em Barra Velha, e destaca que ainda apenas outras 100 vagas, que serão abertas a partir do dia 1º, até o dia 15 de julho.
Os locais das aulas serão o Centro de Ensino de Jovens e Adultos (Ceja), no bairro São Cristóvão, e também a Escola Básica Municipal Manoel Antônio de Freitas, de Itajuba. A aula inaugural, com a presença de autoridades como o prefeito Samir Mattar (PMDB) e a secretária Antonina Damásio Ramos, acontece dia 1º, no São Cristóvão. Outro diferencial do ProJovem é que além das disciplinas comuns para se completar o Ensino Fundamental, há ainda o oferecimento de um curso de capacitação em Turismo, voltado à realidade de Barra Velha, e um lanche ou janta para os participantes.
De acordo com Gláucia Barcelos, coordenadora executiva do programa, os municípios continuam matriculando alunos até o limite de 240 por núcleo, e o sistema aceita novas entradas somente até 15 dias após o início das aulas. “É importante não deixar para lançar nos dois últimos dias, pois o sistema certamente ficará congestionado”, desta a coordenadora. “Você sai deste curso com uma capacitação em turismo, terá lanche no local e as matrículas valem não apenas para quem está desempregado, mas também para quem está trabalhando normalmente, ou mesmo para beneficiários do programa Bolsa Família”, acrescenta.
A secretaria de Educação de Barra Velha reforça o convite para que os jovens da cidade e região ingressem no ProJovem Urbano, instituído pelo Governo Federal e pautado em três eixos principais: educação, qualificação e ação comunitária, e frisa que esta iniciativa também abre oportunidade de trabalho para 14 professores contratados para o ProJovem.
Fonte:Assessoria de Comunicação Social
Juvan Neto – Jornalista