terça-feira, julho 22, 2025

Antiga usina de energia em Laguna será transformada em museu de navegação

Laguna – A escolha de Laguna, como cidade-pólo de investimentos do BNDES, já está sendo concretizada com obras. Prédio histórico do século 19 será transformado em museu da navegação com tecnologia para inovar e surpreender os visitantes.

O primeiro prédio histórico beneficiado com os recursos foi a antiga usina de energia gerada a carvão construída em 1904, conhecido hoje como Memorial Tordesilhas, localizada nas margens da lagoa Santo Antônio dos Anjos.

O presidente do Iphan, Luiz Fernando Almeida, irá visitar a revitalização, nesta sexta-feira, no período da tarde. Antes, estará assinando um acordo de preservação do patrimônio com prefeitos de cinco cidades catarinenses, incluindo Laguna.

A obra foi orçada na ordem de R$ 996.230 mil.

De acordo com a chefe do escritório do Iphan em Laguna, Ana Paula Citadin, o espaço histórico irá homenagear as grandes navegações, geografia mundial e os antigos tratados.

“No primeiro pavimento vai contar a história da Península Ibérica, região da Europa onde saíram as grandes navegações. A grande atração será o túnel das sensações, onde o público vai ver e ouvir, através de tecnologia, as histórias das grandes navegações”, disse Ana Paula.

No segundo espaço do museu, o visitante vai conhecer os progressos tecnológicos dos séculos passados e comparar com o atual.

Num terceiro local, a diplomacia e os tratados, principalmente, de Tordesilhas (que dividiu o Novo Mundo entre Portugal e Espanha, numa linha imaginária que acaba em Laguna) será apresentando ao público.

A história do prédio também deverá ser conhecida. “Não será um museu com peças antigas, mas sim, algo inovador e surpreendente”, acredita a arquiteta Ana Paula.

O trabalho foi realizado numa parceria entre Governo Municipal e Iphan.

A arquiteta Renata Siqueira Martins, do departamento de Patrimônio da Fundação Lagunense de Cultura, explica que a obra está no Plano de Ações que foi desenvolvido para o município, com atividades previstas para quatro anos em prol do desenvolvimento e do patrimônio cultural de Laguna. O documento será assinado nesta sexta-feira pelo presidente do Iphan, Luiz Almeida e o prefeito Célio Antônio.
.
Até 2010, já foram somados R$ 5.949.000.00 em investimentos, com projetos desde o ano de 2006, além da realização de licitações, cursos, obras já concretizadas como a revitalização do centro histórico e a praça Vidal Ramos, a recuperação do chafariz e a compra do Cine Teatro Mussi.

A previsão é aumentar os investimentos com o PAC das Cidades Históricas.

O prefeito Célio Antônio salientou que o patrimônio do município está sendo preservado “como jamais foi visto”.

UNOPress

UNOPress
UNOPress
A UNOPress é uma Agência de Marketing Digital especializada em Assessoria de Imprensa e Marketing de Conteúdo. Produz conteúdo para diversas empresas que buscam Page Authority e Domain Authority.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar

Mais lidas

Mais desta Categoria

Alegria para Tereceira Idade e Clubes de Mães em Arroio do Silva

Balneário Arroio do Silva viveu momentos de muita alegria...

Sushi com Carne Bovina é Destaque em Restaurante de Itapema

O Alma Gastro e Bar, localizado no Sofistic Hotel...

Café da Manhã nas Alturas: Experiência Única em Balneário Camboriú

Comece seu dia com uma experiência inesquecível em Balneário Camboriú! Desfrute de um delicioso café da manhã com vista panorâmica da cidade na FG Big Wheel. Reserve já seu lugar!

Inovação Gerenciada com IA: O Futuro da Liderança nos Negócios

A inovação não deve ser um acaso, mas um...