Recurso alia tecnologia e precisão à humanização do atendimento pré-cirúrgico à mulher, ampliando os benefícios e segurança do procedimento anestésico. Novos tempos em busca de oferecer sempre o melhor à paciente, a tecnologia avançada se alia ao conhecimento. No caminho da humanização e personalização do ato anestésico, a Pro Matre Paulista inova mais uma vez e traz para dentro do Centro Cirurgico a possibilidade de realização da anestesia guiada pela ultrassonografia.
Denominada de “anestesia sob visão de ultrassom”, o novo procedimento está especialmente indicado nos casos em que há dificuldade de localização do espaço entre as vértebras da coluna, para a aplicação dos diferentes tipos de anestesia: raquianestesia e peridural.
Na atualidade a anestesia sob visão de ultrassom estaria recomendada para grupos específicos de pacientes, como por exemplo: pessoas com grande desvio na coluna vertebral, pacientes com cirurgias previas de coluna lombar ou toracica, pacientes com aumento excessivo de peso durante a gestação ou ainda aquelas com inchaço excessivo. A técnica foi desenvolvida para atender as diferentes pacientes, de maneira personalizada, respeitando as características pessoais de cada uma.
“Para realizá-lo, é utilizado o equipamento de ultrassonografia que deve estar ao lado do anestesista. Ele fornecerá imagens do trajeto da coluna vertebral, facilitando a introdução da agulha entre as vertebras que sera feita sob visão direta e em tempo real. A inovação é conceitual e estrutural, pois depende tanto da presença do ultrassom dentro do centro cirurgico como do anestesiologista com treinamento específico, explica Dr. Marcelo Torres, médica responsável pela equipe de anestesia da Maternidade Pro Matre Paulista.
A especialista ressalta que esse recurso proporciona excelentes benefícios ao médico e à paciente e transforma o procedimento em algo mais preciso, eficiente, além de mais humanizado e personalizado.
O Grupo de Anestesistas do Hospital e Maternidade Santa Joana busca constantemente a implantação de protocolos mais avançados e goza de respeito entre a comunidade médica americana e européia, trocando constantemente experiências e aprendizado.