Encontro será realizado na Unesc, dia 28, das 13h às 18h
Criciúma – Com a ideia de avaliar e definir prioridades das políticas públicas de desenvolvimento urbano dos municípios, Criciúma vai realizar a etapa municipal da 5ª Conferência Nacional das Cidades. Reunião ocorre no dia 28, das 13h às 18horas, na sala 19, do bloco P, na Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc).
De acordo com o arquiteto, Giuliano Colossi, será seguido à mesma metodologia do Governo Federal. “Vamos tratar de sugestões de melhorias na política de desenvolvimento urbano com o objetivo de encaminhar para os Governos Estadual e Federal, algumas mudanças no texto base pré-estabelecido na 5ª Conferência Nacional das Cidades”, explica ele.
O texto base aborda quatro grandes temas. São elas as políticas de incentivo à implantação de instrumentos de promoção da função social da propriedade; participação e controle social no sistema nacional de desenvolvimento urbano; Fundo Nacional de Desenvolvimento Urbano e instrumentos e políticas de integração intersetorial e territorial.
Aborda inclusive, prioridades do Ministério das Cidades para a Política de Desenvolvimento Urbano no período 2014-2016. Prioridades municipais e estaduais quanto à Política de Desenvolvimento Urbano no período de 2014-2016. E a escolha de representantes do município. “Será na verdade uma reunião de trabalho, temos os temas pré-estabelecidos e vamos analisar cada situação para confirmar se existe necessidade de propor algumas alterações, ou não”, resume.
Participam da comissão preparatória da 5ª Conferência das Cidades, representantes da Unesc, do Sindicato das Indústrias da Construção Civil (Sinduscon), da União das Associações de Bairros de Criciúma (UABC), da Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR), Comitê Gestor do Governo do Município e da Secretaria de Infraestrutura, Planejamento e Mobilidade Urbana, do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB), da Câmara de Vereadores e do Sindicato dos Engenheiros de Criciúma (Senge).
Kênia Pacheco
UNOPress