Barra Velha – 11 de abril de 2013 – O Centro de Prevenção de Desastres, montado pelo Município na Secretaria de Educação e Cultura – SEMEC, contabilizou até as 20:00 horas do dia 10/04/2013, o total de 284 (duzentos e oitenta e quatro reais) alagadas.
O Centro de Prevenção foi formado por funcionários de todas as Secretarias, dos Gabinetes do Prefeito e do Vice-Prefeito, da Defesa Civil do Município e do Estado.
O trabalho de levantamento de dados, com fotografias, coordenadas de localização das ruas, número de atingidos, desabrigados e desalojados, levantamento planimétrico, está sendo elaborado desde as 08:00 horas da manhã, através de informações locais dos funcionários do município, da Defesa Civil Municipal e Estadual e de informação de moradores.
A base de dados servirá para futuros projetos de macrodrenagem, que após executado, será uma solução efetiva ao problema das cheias. Os dados servirão ainda para levantamento de recursos junto a Defesa Civil Estadual e Federal, consistente do recebimento dos mais diversos tipos de donativos e da liberação de projetos ligados a prevenção de desastres naturais.
Após a aprovação da decretação de situação de emergência junto ao Governo Federal, os dados levantados serão utilizados ainda para que o município pleiteie junto ao Caixa Econômica Federal, a liberação do saque do FGTS para os moradores das ruas atingidas.
Nas fotos abaixo, segue parte do levantamento efetuado (em vermelho estão as ruas atingidas), trabalho que jamais foi efetuado e que servirá como base a projetos que possam realmente impedir e prevenir desastres naturais como o ocorridos nesta madrugada.
ai/UNO