Joaçaba – A Gerência de Educação (Gered) da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Joaçaba entregou, nesta terça-feira, 9, aos diretores de 20 escolas da rede estadual, tablets educacionais que serão utilizados por professores do Ensino Médio. No total, 197 docentes serão contemplados com a ferramenta, nos 13 municípios de abrangência da SDR. A iniciativa integra as ações do Pacto pela Educação, que vai distribuir mais de 11 mil equipamentos em todo o Estado.
Com os tablets, o objetivo é auxiliar no processo de ensino-aprendizagem e instrumentalizar os professores para o uso intensivo das novas tecnologias. “É mais um recurso, que vai contribuir para o aprimoramento da prática pedagógica”, destaca a gerente de Educação, Maria Carlesso Doré. Para o diretor geral da SDR Joaçaba, José Sérgio Rossetti, “os tablets vêm somar para uma educação de qualidade”.
Os equipamentos serão repassados aos professores nos próximos dias. Antes, o Núcleo de Tecnologias Educacionais (NTE) da Gered agendará visitas nas escolas para orientá-los para o uso adequado dos tablets, que têm sete polegadas e conteúdos que abrangem as disciplinas de Física, Química, Matemática e Biologia, por meio do site Khan Academy, além de publicações especializadas, objetos de aprendizagem educacionais, aplicativos de comunicação e interação, ferramentas de edição de imagens e vídeos, biblioteca do professor, portais educacionais do Ministério da Educação e Educopédia.
Na Escola de Educação Básica Eugênio Marchetti, de Herval d’ Oeste, 16 docentes efetivos, que lecionam em 24 turmas do Ensino Médio, serão beneficiados. “Os tablets são um importante suporte tecnológico aos professores, que poderão utilizá-los em sala de aula e fora dela, para preparar e ministrar as aulas”, ressalta a diretora Elisângela Kangerski Scalabrin.
As outras unidades da Regional de Joaçaba que terão professores contemplados com tablets são:
– E.E.B. Ruth Lebarbechon, de Água Doce;
– CEDUP Jaldyr Faustino Silva, de Água Doce;
– E.E.B. Mater Dolorum, de Capinzal;
– E.E.B. São Cristóvão, de Capinzal;
– E.E.B. Irmã Wienfrida, de Catanduvas;
– E.E.B. Prefeito Agenor Piovesan, de Erval Velho;
– E.E.B. São José, de Herval d’ Oeste;
– E.E.B. São José, de Treze Tílias;
– E.E.B. Irmão Joaquim, de Ibicaré;
– E.E.B. Victor Felippe Rauen, de Jaborá;
– E.E.B. Governador Celso Ramos, de Joaçaba;
– E.E.B. Deputado Nelson Pedrini, de Joaçaba;
– E.E.B. Joaquim D’Agostini, de Lacerdópolis;
– E.E.B. Padre Nóbrega, de Luzerna;
– E.E.B. Frei Crespim, de Ouro;
– E.E.B. Prefeito Sílvio Santos, de Ouro;
– E.E.B. Galeazzo Paganelli, de Vargem Bonita;
– E.E.B. Vitório Roman, de Vargem Bonita;
– Centro Educacional de Jovens e Adultos (Ceja), de Joaçaba.
Mayelle Hall
ai/UNO