sábado, janeiro 17, 2026

19 mil exames são autorizados pela secretaria de saúde

São Bento do Sul – Nos últimos três meses a Prefeitura de São Bento do Sul, através da Secretaria de Saúde agendou 57.190 exames laboratoriais e de procedimentos com finalidade diagnóstica, realizados nos laboratórios terceirizados, laboratório municipal, Centro de Vigilância à Saúde (CVS) e demais prestadores de serviço de saúde. Além disso, para garantir o atendimento a todos que necessitam de exames mais complexos, a Prefeitura mantém convênio com o Conselho Intermunicipal de Saúde da Associação dos Municípios do Nordeste de Santa Catarina (CIS/AMUNESC), e também disponibiliza exames e consultas realizadas pela Programação Pactuada Integrada (PPI), com recursos estaduais, os quais são realizados por TDF (Tratamento Fora do Domicílio).

Ofertas Amazon

O secretário de Saúde Marcus Maluf explica que os exames de patologia clínica lideram as listas e no trimestre somam 48.962. Desses 13.324 são feitos no laboratório municipal, localizado no Centro de Especialidades Médicas. Outros 1.508, diretamente no CVS e 34.130 são realizados pelos laboratórios terceirizados. “O laboratório que fará o exame é definido de acordo com o tipo de exame que esta sendo requisitado pelo médico, isto é, o paciente é encaminhado na Unidade de Saúde que consultou ao laboratório que atenderá o pedido prescrito”, diz.

Já os procedimentos com finalidade diagnósticas, como mamografia, ultra-som, espirometria, radiologia, endoscopia, eletro, glicemia capilar, colonoscopia, retossigmoidoscopia, oftalmo e outros, somam 8.228. No mês são feitos cerca de 1.300  exames de raio-X, o que alcança a marca de 50 radiografia por dia.

No encaminhamento de pacientes que necessitam de exames de alta complexidade, e outros que não são feitos pelos prestadores de serviço da cidade, a Prefeitura investe em média R$ 18 mil por mês, através do convênio com a CIS/AMUNESC. Esta parceria garante um preço mais acessível aos municípios conveniados, o que possibilita aumentar o número de pessoas beneficiadas. Como é o caso dos exames de densitometria óssea, da videoendoscopia nasal, ecocardiografia, entre outros, que não possuem prestador de saúde que os realize pelo SUS na cidade, mas que o município disponibiliza através do consórcio.




Procedimento para marcar exames

O paciente, ao consultar com o médico, pode solicitar o agendamento do exame diretamente na recepção do centro que foi atendido. Os exames laboratoriais são imediatamente autorizados, onde o paciente agenda o exame no mesmo dia, não passando de uma semana para que o material seja coletado. Em se tratando de exames de alta complexidade, a pessoa se dirige a Secretaria de Saúde, onde é feito o encaminhamento. O paciente deve sempre apresentar a requisição de exame expedida pelo médico, junto do Cartão Nacional de Saúde (CNS), e/ou documento de identificação.

UNOPress

UNOPress
UNOPress
A UNOPress é uma Agência de Marketing Digital especializada em Assessoria de Imprensa e Marketing de Conteúdo. Produz conteúdo para diversas empresas que buscam Page Authority e Domain Authority.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar

Mais lidas

Mais desta Categoria

Atendimentos gratuitos na Faculdade Anhanguera Jaraguá do Sul e Joinville

A Faculdade Anhanguera oferece atendimentos gratuitos ou com preços...

Aniversário de Blumenau 175 Anos

A cidade de Blumenau deu início às comemorações de...

Bailarinas de Porto Belo participam de pré-audição para integrar a Escola Bolshoi

Duas jovens talentos de Porto Belo participaram no dia...

Emprega Mais impulsiona empregos e qualificação em Porto Belo

Porto Belo promove 5a. edição do Emprega Mais para...