18o. Revezamento A corridada volta na Ilha de Santa Catarina

Florianópolis – Falta pouco mais de um mês para a largada da competição que reunirá 3.700 atletas ao redor da Ilha de Santa Catarina: o 18o. Revezamento Volta à Ilha ASICS. A partir das 4h15min do dia 20 de abril, equipes de diferentes estados e níveis de preparação correrão para alcançar o mesmo objetivo: vencer 140 km de trilhas, morros, asfalto e areias que compõem a paisagem das praias de Florianópolis. Para ser ainda mais fiel ao contorno da Ilha e tirar a prova de rodovias movimentadas, o percurso conta agora com 2 km percorridos de banana boat ou barco – 10 minutos de descanso às pernas dos participantes na transição entre o bairro Sambaqui e o Pontal da Daniela, no Norte da Capital.

Primeira corrida de longo percurso com revezamento do Brasil, a prova é disputada também nas inscrições. Para esta edição, foram mais de 600 equipes que se candidataram para o sorteio de 110 vagas. “Este ano, cerca de 15 estados do Brasil participam com equipes totalmente formadas por integrantes da sua região”, conta Carlos Duarte, idealizador da prova e diretor-presidente da Eco Floripa Eventos Esportivos.

As equipes inscritas em oito categorias, que vão de iniciantes a atletas de elite, têm até o dia 29 de março para definir uma estratégia e apresentar à organização os trechos que serão percorridos por cada integrante. “Além das belezas naturais das praias, a prova em grupo é um dos principais desafios e diferenciais do Volta à Ilha. Correr o dia inteiro com pessoas que você gosta permite uma troca de experiência e fortalece o espírito de integração”, explica. A maior expectativa da competição é para os vencedores das categorias Aberta e Dupla. A categoria Aberta é formada por 8 pessoas com idade mínima de 12 anos. Já na categoria Dupla, os participantes devem ter pelo menos 18 anos.

Percurso
Os 140 km do percurso são divididos em 18 seções, sendo o ponto de partida e de chegada localizado na avenida Beira-Mar Norte. Desde o ano passado, o percurso inclui um trecho percorrido de barco e está 10 km menor, mas com maior grau dificuldade. Dois trechos de trilha incluídos em 2012 exigem bastante dos competidores, um ao final da seção 7 (com uma subida de 180 metros de altitude em trilha) e outro no início da seção 8. “A extensão total da prova diminuiu porque o percurso corta caminho pelas duas trilhas, mas isso aumenta o desafio, pois os atletas precisam ter mais cuidado e diminuir o ritmo. Apesar de menor, ficou mais difícil”, diz Carlos.

O trecho de barco fica 25 km depois da largada. A travessia da baía entre o bairro Sambaqui e o Pontal da Daniela é realizada por três barcos com capacidade para 10 pessoas e duas lanchas com banana boat, que podem levar até 20 pessoas. O período no barco é retirado do tempo final da prova, ou seja, não é cronometrado. “As mudanças foram bem aceitas pelos participantes. Ano passado corri na trilha da seção 7 para acompanhar de perto a alteração. Este ano quero presenciar a corrida da seção 8”, destaca Carlos Duarte, que também participa da prova com uma equipe integrada por membros de sua família.

Solidariedade
A Eco Floripa Eventos Esportivos irá doar parte do valor da inscrição de cada atleta para a Sociedade Espírita de Recuperação, Trabalho e Educação – Serte, localizada no bairro Cachoeira do Bom Jesus, em Florianópolis. Atualmente, a Serte atende a 63 velhinhos no Lar Irmão Erasto e a 25 crianças no Lar Seara da Esperança. Tem ainda um educandário, o Lar de Jesus, para 120 alunos da comunidade.

Confraternização
Entre os dias 18 e 21 de abril será realizada uma feira de exposições e venda de artigos esportivos, no Majestic Palace Hotel. No mesmo local, dia 21 de abril, às 9h30, haverá a entrega de premiação aos atletas vencedores do 18° Revezamento Volta à Ilha ASICS. Esses dois momentos serão mais uma forma de integração e confraternização entre os atletas, seus familiares e convidados. Mais informações sobre o evento podem ser obtidas no site https://www.ecofloripa.com.br/voltailha.

Volta à Ilha ASICS acumula prêmios
No ano passado, o Revezamento Volta à Ilha ASICS recebeu o prêmio “Destaque do Esporte” pelo Florianópolis Convention & Visitors Bureau. Também em 2012, a edição da Revista Viagens e Turismo, de 2012, premiou a prova como a 5ª melhor corrida do mundo. Já a Revista O2 entregou o troféu de “Evento de corrida mais admirado do Brasil”, nos anos de 2007, 2008 e 2009, ao organizador do evento, Carlos Duarte. Esse reconhecimento foi destacado também por outras importantes revistas especializadas do ramo. A Revista Mens´s Health a elegeu, em 2007, como a “Melhor Corrida do Brasil”, deixando a Corrida de São Silvestre no segundo lugar. Em 2006 e 2007, os leitores da Revista Running Brasil consideraram a prova como o “Melhor Evento de Aventura” do país.

Patrícia Pinheiro
ai/UNO

UNOPress
UNOPress
A UNOPress é uma Agência de Marketing Digital especializada em Assessoria de Imprensa e Marketing de Conteúdo. Produz conteúdo para diversas empresas que buscam Page Authority e Domain Authority.

Compartilhar:

Receba Notícias

Posts Relacionados

Mais Recentes