Joinville – A Área de Relevante Interesse Ecológico (Arie) do Morro do Boa Vista estará em debate neste sábado, dia 27. A oficina de zoneamento será realizada na Escola de Educação Básica Germano Timm, das 8 horas às 13 horas, com presença de moradores, proprietários de terras e entidades
representativas da sociedade civil. Um pré-zoneamento será apresentado para ser discutido com os participantes.
A elaboração do plano de manejo da Arie do Morro Boa Vista, criada em 2003 para preservar o local, determinará as normas e regras para o uso da área de preservação. O local abrange uma área de 390 alqueires, composta por propriedades públicas e privadas. A maior altitude é de 229 metros.
O pré-zoneamento a ser apresentado neste sábado tem como base a avaliação da representatividade local, riqueza e diversidade de espécies, grau de conservação da vegetação, suscetibilidade ambiental, relevo, hidrologia, potencial para visitação, educação ambiental e infraestrutura existente.
Com base nesses aspectos, o local está subdividido em zonas: primitiva, de uso extensivo, restrito, intensivo, especial, conflitante de amortecimento e de recuperação.
Entre os temas do debate consta a regularização ou realocação da população, antenas de telecomunicações, captação irregular de água, áreas que precisam de recuperação ambiental, restrições legais de uso e ocupação do solo, ocupação acima da cota 40 no entorno da unidade de conservação e possíveis ações judiciais por irregularidades, e ainda, a possibilidade de se instituir cobrança de taxa de manutenção.
A oficina é uma realização da Fundema em parceria com Ippuj, Secretarias de Administração e Infraestrutura Urbana.
Fonte: Assessoria de imprensa