Investidores alemães, que apostaram no Skype e BrandsClub, viabilizam a criação do mais novo comércio eletrônico brasileiro, o ClickOn.
Investidor do Skype e Facebook, o alemão Klaus Hommels captou R$ 17 milhões e decidiu apostar no potencial da Internet brasileira. Aliou-se ao também alemão, Oliver Jung e à A5 Investimentos do veterano do e-commerce brasileiro, Paulo Humberg, para juntos viabilizarem a criação do ClickOn (www.clickon.com.br), site que já está sendo visto como a segunda geração do comércio eletrônico. O serviço reúne ofertas únicas diárias, com até 80% de desconto, em restaurantes, clínicas de beleza e estética, academias, shows, teatros, atividades esportivas e muito mais.
A equipe do ClickOn ainda inclui os sócios Marcelo Macedo, vindo do Morgan Stanley, como CEO, e João Ramirez, que co-fundou o Migux – a maior rede social construída no Brasil – e foi gerente geral de conteúdo do UOL, como diretor de marketing. "Montamos um time de peso, com os melhores profissionais das mais diferentes áreas, e nos estruturamos para ter no Brasil o mesmo sucesso do Groupon, que virou referência mundial", diz Macedo.
O segredo para garantir preços atraentes está no modelo: a oferta é efetivada quando um número mínimo de compradores é atingido. E o próprio usuário pode ajudar a divulgá-la por meio de mídias sociais como Orkut, MSN, Facebook e Twitter. Após a compra, o ClickOn (comprovante de compra) a ser apresentado ao estabelecimento é enviado por email.
O objetivo do ClickOn é oferecer o melhor de cada cidade, sempre com preços atraentes, de forma simples, segura e divertida. Os paulistanos são os primeiros a desfrutar do novo modelo de vendas e até o final deste ano o serviço também estará disponível nas principais cidades brasileiras, incluindo Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Salvador, Recife e Fortaleza. "Para isso, em um ano de operação, a nossa equipe já estará com mais de 60 pessoas", prevê Macedo.
Mania internacional
Um dos pioneiros desse modelo de negócios é o americano Groupon, criado em novembro de 2008, que já recebeu investimento superior a US$ 35 milhões e possui 3,6 milhões de usuários cadastrados. Estará presente em 80 cidades americanas até o final de 2010, com faturamento previsto de US$ 77 milhões.
Os resultados impulsionaram a replicação do modelo até mesmo em lugares como o Reino Unido, onde a cultura dos descontos não é tão usual como nos Estados Unidos. "Essa ferramenta consegue realizar o que a Internet não oferecia até então: levar o consumidor ao estabelecimento. E assim todos ganham: o comerciante consegue clientes novos, que são atraídos por descontos exclusivos", explica Macedo.
Para saber mais, cadastrar-se e ter acesso aos descontos acesse: www.clickon.com.br .
AI/Redação 24 Horas