Joinville – Mais de 2 mil pessoas participaram da 2ª Viradinha Cultural, evento realizado sábado (11/09), pela Fundação Cultural na Casa da Cultura Fausto Rocha Júnior. As atrações começaram a partir das 10 horas nos corredores da Casa e a programação contou com apresentações de dança, música, teatro, performances, exposições e diversas atrações para toda família.
Além da participação de alunos, professores e funcionários da unidade, a comunidade também esteve presente e se apresentou nos palcos e espaços alternativos. O projeto Viradinha Cultural tem como objetivo a socialização de atividades artísticas e culturais, como as artes visuais, literatura, dança, música e teatro, envolvendo os grupos da Casa da Cultura e a comunidade. A intenção do projeto é potencializar a cultura, dando espaço e incentivo aos artistas e futuros artistas da cidade. Como explica o Presidente da Fundação Cultural de Joinville (FCJ), Silvestre Ferreira, "essa ação é apenas o início de um trabalho que deseja tornar Joinville toda acessível".
A programação iniciou com o lançamento do projeto "Casa Aberta: Arte para Todos", e o lançamento dos documentários "Arte Brasileira", material doado a Casa da Cultura pelo Instituto Arte na Escola. As apresentações culturais foram realizadas em diversos pontos da unidade de forma simultânea, incluindo os palcos interno e externo, auditório da Casa da Cultura e os espaços alternativos.
No local também foi montada a Feira de Arte e Artesanato, exposições, ateliês e oficinas. Durante o horário de almoço a Associação de Amigos da Casa da Cultura serviu um "Risoto Amigo", do qual participou o prefeito Carlito Merss. Durante o evento o Prefeito também adquiriu uma pintura elaborada por José Souza dos Santos, aluno da Casa da Cultura. José é cadeirante e desenvolve sua arte com a boca num exemplo de superação aos demais alunos da Escola de Artes Fritz Alt.
A 2a Viradinha Cultural marca a aproximação da Casa da Cultura com associações como Adej e Ajidevi no sentido de promover a inclusão. Integrantes da Ajidevi também encantaram os presentes com uma apresentação teatra. Houve ainda apresentação de hip hop inclusivo, dança folclórica com a Associação Cultural de Araquari, Escola Pedro Ivo Campos e do grupo Tambores do Japão.
A 2ª Viradinha Cultural foi uma realização da Fundação Cultural de Joinville e Casa da Cultura Fausto Rocha Júnior, com as participações do Programa de Extensão Comunitária, Equipe Arte na Escola, Escola de Artes Fritz Alt, Escola Municipal de Ballet, Escola de Música Villa-Lobos e Galeria de Arte Victor Kursancew. O evento recebeu o apoio da Associação de Amigos da Casa da Cultura; Aliança Cultural Brasil – Japão de Joinville; UNIVILLE; ACE; Faculdade Guilherme Guimbala (FGG); Conselho Municipal de Pessoas com Deficiência (COMDE); Secretaria Municipal de Educação de Joinville; Gerência de Educação de Joinville (GERED); Fundação Cultural de Araquari, UDESC e Associação de Artistas Plásticos de Joinville (AAPLAJ).
AI/24Horas