São Bento de Sul – Desde meados de novembro, a Vila São Paulo, em São Bento do Sul, passa a contar com uma equipe do programa de Estratégia de Saúde da Família (ESF). Ao todo, 3.500 pessoas são atendidas pelo programa inicialmente. Uma reunião com a comunidade, para explicar como funciona o sistema, aconteceu na segunda-feira na escola Rodolfo Berti, envolvendo o secretário de Saúde Peter Kneubuehler, e diretores da pasta.
Conforme Kneubuehler, um levantamento para definir a territorialização daquela região já foi feita por agentes comunitários de Saúde. “Este levantamento definiu que região atenderemos”, observou o secretário. Peter explica que a implantação do ESF na Vila São Paulo também auxiliará para desafogar a equipe do programa já existente no bairro Centenário, e que atende muito além das quatro mil pessoas, que é o que determina o Ministério da Saúde como ideal por equipe.
A equipe da Vila São Paulo é composta por um médico, um enfermeiro, dois técnicos de enfermagem, seis agentes comunitários, um dentista e um atendente de consultório dentário. O objetivo do ESF é atuar na promoção e manutenção da saúde das pessoas, bem como na prevenção de doenças, alterando, assim, o modelo de saúde centrado em hospitais. Além de visitar as casas, os profissionais de saúde fazem trabalhos educativos em escolas, creches e atendem na Unidade Básica de Saúde.
Doze equipes
Com a implantação do ESF na Vila São Paulo, São Bento do Sul passa a contar com oito equipes no município. Segundo o secretário de Saúde, em janeiro de 2010 uma nova equipe será montada na região da Urca, no bairro Colonial e, até junho do próximo ano, outra equipe passará a atender aos moradores do bairro Mato Preto, atingindo assim dez equipes em São Bento do Sul.
Para o final do próximo ano, explica Kneubuehler, a ideia é implantar outras duas equipes do ESF na região do bairro Serra Alta, onde atualmente já existem duas. “Hoje estas duas equipes atendem a 12 mil pessoas, ou seja, muito mais do que determina como ideal o Ministério da Saúde”, explica.
Estas duas equipes, além de otimizarem o atendimento junto aos ESFs já existentes, ampliarão o atendimento naquela região de São Bento do Sul, passando a atender também a moradores da região da Estrada das Neves, no bairro 25 de Julho. “Desta forma, teremos doze equipes do ESF em funcionamento no município”, frisa o secretário de Saúde.
Fortalecimento
Conforme Kneubuehler, a ampliação do ESF em São Bento do Sul atende a um pedido do prefeito Magno Bollmann, que determinou um fortalecimento das ações primárias na área de saúde em São Bento do Sul. “Vamos trabalhar na prevenção, mas isso é uma ação cujo retorno não é imediato, mas em médio prazo. Ações que iniciamos no começo do ano começam a mostrar resultados agora. Com a ampliação dos ESFs, certamente logo teremos mais resultados”, diz.
Além da ampliação deste programa de Saúde da Família, em 2010 toda São Bento do Sul será coberta por agentes comunitários de Saúde, que visitarão as residências. “Desta forma poderemos fazer um diagnostico antecipado, evitando que problemas de saúde venham a se agravar”, fala Kneubuehler.
Fonte : Assessoria de Imprensa