Videira – O Governo do Estado de Santa Catarina, através da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte e SANTUR realizarão em Videira, na próxima segunda-feira (26), um encontro técnico para apresentação de mais uma etapa do Plano Catarina. A reunião, que está sendo preparada pela Secretaria Municipal de Turismo e Cultura de Videira, acontecerá no salão nobre do Centro de Eventos Vitória, a partir das 9 horas e tem como objetivo a apresentação detalhada do Plano Catarina, incluindo os dados específicos da região turística do Contestado, bem como a discussão e validação das propostas de projetos específicos para o Plano Operacional das Regiões Turísticas do Estado.
Durante o encontro serão entregues os certificados de participação das entidades, órgãos gestores do turismo local e às empresas de turismo da região que participaram da elaboração do Plano Catarina.De acordo com o secretário de Turismo e Cultura – Clemir Schmitt, gestores do turismo de cerca de 60 municípios do Vale do Contestado estarão em Videira na próxima segunda-feira, discutindo o planejamento do setor em Santa Catarina. “Videira foi convidada pela Santur e Rota da Amizade para sediar o encontro, marcando a inserção definitiva do município nas rotas turísticas da região e do Estado”, afirma.
O Plano Catarina – A iniciativa do Plano Catarina, que tem previsão de execução até 2020, é da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer e da SANTUR – Santa Catarina Turismo. Foram mais de 5,8 mil horas e sete meses de trabalho, 27 técnicos envolvidos diretamente, 85 municípios visitados, 11 seminários com os gestores e trade local, 1,7 mil turistas entrevistados, 500 atrativos visitados e avaliados e 130 documentos técnicos analisados para consolidar o resultado do Plano Catarina.
O Plano Catarina está sendo executado pela Chias Marketing e teve como ponto de partida uma rigorosa análise da realidade atual do turismo catarinense e suas principais tendências globais – assim como as sugestões do empresariado e de gestores do turismo – que pudessem servir de base para atuações imediatas e futuras no escopo dos produtos turísticos.
Silvia Angélica Palma
AI/Redação 24 Horas