Videira – Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego, divulgados na última semana, apontam que em fevereiro de 2010 foram criados 16.111 empregos celetistas em Santa Catarina, o que representou um crescimento de 0,98% em relação ao estoque de assalariados com carteira assinada do mês anterior.
Na evolução do emprego formal em municípios catarinenses com mais de 30 mil habitantes, Videira fechou o segundo mês do ano, ocupando a 12ª posição no ranking dos municípios que conseguiram maior saldo entre pessoas empregadas. Os números divulgados pelo Caged correspondem à diferença entre os admitidos e demitidos. Em fevereiro, foram 1.008 admissões e 731 demissões, totalizando 277 novas vagas, em Videira. “Estes dados comprovam o bom momento vivido pela cidade de Videira e demonstra a reação do setor econômico, que no ano passado teve forte impacto por causa da crise econômica mundial. Além disso, acompanha nossa participação na economia do Estado, já que somos a 14ª economia catarinense”, disse o prefeito Wilmar Carelli.
Segundo o levantamento do Caged, tal expansão no Estado, deveu-se principalmente ao crescimento nos setores da Indústria de Transformação, da Administração Pública, de Serviços, da Agropecuária e da Construção Civil. O primeiro colocado no ranking da evolução do emprego formal em municípios catarinenses com mais de 30 mil habitantes foi Blumenau, seguido de Joinville, Jaraguá do Sul, Brusque, Itajaí, Fraiburgo, Tubarão, São José, Chapecó, Concórdia, Criciúma e Videira.
Silvia Angelica Palma
Foto: Arquivo Assessoria de Comunicação
UNOPress