A legislatura 2009 da Câmara Mirim de Blumenau está terminando, restando ainda apenas duas Sessões (27 nov e 4 dez) antes de seu final. No entanto isso não é motivo para desacelerar os trabalhos. Pelo menos para o Vereador Mirim Anthony Louis Azevedo. Nesta semana ele deu entrada de cinco novos Projetos de sua autoria, para discussão, votação e se possível aprovação na Câmara Mirim. –Estamos correndo contra o relógio, afirma Anthony. Vamos trabalhar até o último minuto, honrando os votos dos nossos eleitores. As novas idéias propostas pelo Parlamentar Mirim são:
1. O Projeto “Visita Solidária da Câmara Mirim”: pelo menos uma vez no ano os Vereadores Mirins visitarão uma entidade assistencial. Pode ser a APAE, o Lar Betânia, O Lar dos Meninos, um Orfanato, a ala infantil ou adulta de um hospital, uma unidade de tratamento e recuperação de dependentes químicos, os desabrigados da catástrofe de 2008, uma comunidade ou escola carente, etc. Nessa visita cada Vereador Mirim levará a seu critério e para ser doado algo criado por ele: pode ser um desenho, um pequeno texto, uma mensagem positiva, um cartão, um livro, um brinquedo, um vaso de flores, etc
Justificativa: a experiência será extremamente positiva para os visitados, para a Câmara Mirim e aos próprios Vereadores Mirins que assim exercitarão na prática simultaneamente diversas virtudes como o amor ao próximo, a solidariedade, a humildade, etc.
2. O Projeto “Câmara Mirim atende a Comunidade”: a Câmara Mirim criará pequenos grupos de Vereadores Mirins para ouvir os anseios da Comunidade. Por exemplo: durante duas horas Vereadores Mirins devidamente orientados e acompanhados por um adulto da Câmara, ficarão num local pré-determinado (uma escola, um clube recreativo, uma associação de moradores, a sala da Câmara Mirim, etc.) para atender as crianças e adultos que tenham pedidos ou reivindicações a fazer ao poder público acerca de sua rua, seu bairro, sua escola, etc. Os pedidos formulados pela Comunidade serão pelos Mirins anotados e encaminhados aos órgãos competentes para as soluções possíveis.
Justificativa: ouvir a Comunidade é prioridade de todo Vereador. Pelo presente projeto os Vereadores Mirins conhecerão, ouvindo diretamente o povo, as suas angústias e necessidades. E desenvolverão o seu senso crítico aperfeiçoando as suas noções de justiça social e democracia, além de serem agentes pró-ativos no atendimento das reivindicações.
3. O Projeto “Valorização da Escola!”: Por ocasião da data de aniversário de sua escola, cada Vereador Mirim prestará em seu pronunciamento na Sessão da Câmara Mirim uma pequena homenagem a ela. Além disso, dará um presente pessoal à sua escola, que pode ser doando uma hora de seu tempo livre ajudando na secretaria da escola, na biblioteca ou nas salas de aula, lendo ou contando histórias para crianças menores, cuidando ou limpando canteiros, plantando uma muda ou semente trazida de casa, doando um livro para a biblioteca, etc.
Justificativa: a escola é tudo na vida do adolescente. É ela que ensina, educa e constrói sua formação humana. E é ela também que possibilita a ele a experiência maravilhosa de ser Vereador Mirim. Por tudo isso a escola é muito importante para o aluno e para a Câmara Mirim. Nada mais justo que o Vereador Mirim que orgulhosamente a representa manifeste o seu reconhecimento e gratidão através do presente Projeto. Dará assim também, o bom exemplo a todos os demais alunos da escola.
4. O Projeto “Jovem Voluntário da Câmara Mirim”: os Vereadores Mirins juntos se engajarão voluntariamente a uma causa com um objetivo específico beneficente na Comunidade. Pode ser participando de um pedágio em favor de alguma entidade, APAE, escola, ou ajudando (pondo a mão na massa) das mais diversas formas a alguma pessoa, família, comunidade ou instituição necessitada. Os próprios Vereadores Mirins podem por em votação alternativas de qual o trabalho voluntário que todos juntos assumirão perante a comunidade blumenauense.
Justificativa: o voluntariado é uma das mais nobres e importantes missões a serem fortalecidas nos jovens.
O voluntariado desperta os adolescentes para as necessidades da cidade em que vivem. Além disso, eles descobrem a imensa satisfação de doar-se, fazendo o bem ao próximo e contribuindo efetivamente para uma sociedade mais justa e humana.
5. O Projeto “Avaliação da Qualidade no Atendimento a População”: um grupo de Vereadores Mirins, designado, vai até um órgão público (uma Secretaria Municipal, um setor da Prefeitura, um posto de saúde, etc.) e permanece lá por um período de tempo pré-determinado observando as diversas etapas de como se dá o atendimento ao público. Após, isso apresentam um Relatório indicando os pontos positivos e negativos no atendimento ao público, observado. Baseados no Relatório formulam seu pronunciamento e requerimentos enaltecendo os pontos positivos e pleiteando as soluções para os pontos que devem ser melhorados. Os requerimentos serão encaminhados aos órgãos públicos competentes.
Justificativa: em alguns órgãos públicos o atendimento à população deixa muito a desejar. É hora de se identificar essas situações e diligenciar a que se tomem as devidas providências para a sua solução. A Câmara Mirim também pode contribuir efetivamente para o bom atendimento da população, pelos órgãos públicos.
Anthony sabe que seus Projetos, se aprovados, só serão implementados na próxima legislatura. Mas isso não o desanima: – Não podemos pensar pequeno. A Câmara Mirim deve voltar-se cada vez mais às causas perenes. Nesta semana, Anthony que também é escritor e poeta lançou na Fundação Cultural de Blumenau a sua sexta obra intitulada: Vereador Mirim – Uma Experiência Parlamentar Inesquecível.
Fonte : TodayNews