Blumenau – Temporais com granizo e ventos de mais de 100km/h atingiram várias cidades de Santa Catarina nesta madrugada. Segundo a Defesa Civil, a forte instabilidade em todo o Sul do Brasil foi causada devido ao avanço de uma frente fria.
A cidade de Guaraciaba, no oeste catarinense, foi a mais atingida, com quatro vítimas fatais e pelo menos 64 pessoas feridas. Foram mais de 40 foram hospitalizadas. Aproximadamente 70% das casas foram danificadas pelo possível tornado que se abateu sobre a região.
Os técnicos da Defesa Civil Estadual contabilizavam dez municípios com danos provocados pelas chuvas. No Oeste, o município de Caçador comunicou o destelhamento de 90 casas e Abelardo Luz também sofreu com a forte chuva de granizo que causou prejuízos em 370 residências. O município de São Domingos ficou sem comunicação, enquanto a localidade de Campina da Alegria, no município de Vargem Bonita, está com falta de água e energia elétrica, e com 180 casas destelhadas. O município de Ipuaçu também ficou energia várias casas destelhadas.
O município de Coronel Martins ficou sem comunicação e energia elétrica. Monte Castelo informou aos técnicos da Defesa Civil Estadual a existência de cerca de 100 casas atingidas, com pelos menos dois feridos e uma vítima de enfarte. Penha, na foz do rio Itajaí-Açu ficou também sem água e sem energia, além de contar com 150 casas atingidas pelas chuvas. Em Blumenau, no Vale do Itajaí, houve diversos destelhamentos, árvores tombadas e o desabamento de um galpão da empresa Auto Viação Catarinense. Além destas cidades, houveram casos em Itajaí, Jaraguá do Sul, Navegantes, Porto União, Schroeder, Santa Cecília, Canoinhas, Santa Terezinha, Faxinal dos Guedes, Tigrinhos, Guaramirim.
A previsão para esta semana é de chuvas fortes em Santa Catarina.
Mauro Queiroz
da Redação