Videira – Quase todo início de semana é de trabalho redobrado para os servidores do Departamento de Serviços Urbanos da Prefeitura de Videira. Quando a segunda-feira chega, os funcionários se deparam com o lixo em excesso, principalmente garrafas de bebidas, na Praça Nereu Ramos, nas ruas Saul Brandalise, XV de Novembro e Nicolau Cavon, além de vários atos de vandalismo.
São lixeiras, floreiras, luminárias e placas de trânsito depredadas, bancos virados ou quebrados e orelhões destruídos. Sacos de lixo depositados fora do horário determinado e em locais impróprios, também prejudicam a imagem da cidade. No último fim de semana, os vândalos agiram na Praça dos Expedicionários, localizada ao lado dos Correios, no Centro da Cidade. Bancos foram quebrados e parte do orelhão foi arrancada.
Segundo o prefeito Wilmar Carelli, com a presença da Polícia Militar, no posto instalado no Largo da Estação, as ocorrências diminuíram, mas em algumas ocasiões, ainda são registradas. Carelli acredita que as depredações, na maioria das vezes, são praticadas, por jovens, durante a madrugada, o que dificulta a ação da polícia. Essas atitudes trazem prejuízos financeiros enormes ao município. “O município se esforça para disponibilizar recursos próprios para instalar lixeiras, floreiras, bancos e outros elementos que deixem a cidade bonita e organizada e muitas deles vêm sendo destruídos. Somos nós, contribuintes, que pagamos a conta, da ação de pessoas irresponsáveis, que não têm nenhum compromisso com a cidade onde moram”, lamenta, destacando que vandalismo é crime e pode dar ao autor alguns anos de prisão.
Carelli também aproveita para fazer um apelo à comunidade para denunciar qualquer suspeita desses atos. “Peço a ajuda e o envolvimento de toda a comunidade, pois acreditamos que a união de esforços vai ser decisiva na solução dessa problemática e refletirá diretamente na imagem de nossa cidade”.
Silvia Angélica Palma
AI/Redação 24 Horas