Criciúma – A secretaria do sistema da Saúde, por meio da vigilância Epidemiológica, já está em processo de organização para a aplicação das vacinas contra a influenza A (H1N1). Nos dias 17 – das 13h30min às 17 horas – 18 e 19, das 8 horas às 17 horas, será disponibilizado o cadastro, na vigilância, para identificação dos funcionários a serem vacinados. O cadastro deve ser devolvido, no mesmo local, até o dia 22.
“Sem o cadastro não serão oferecidas as vacinas para serem aplicadas nos funcionários”, informou a secretaria do sistema da Saúde.
As estratégias das operações foram definidas pelo ministério da Saúde. O objetivo dessa vacinação é manter o funcionamento dos serviços de saúde envolvidos na resposta à pandemia e diminuir a morbimortalidade associada ao vírus.
Por questões de prioridades, foram definidos grupos a serem vacinados (são os que apresentam maior risco de desenvolver doença grave ou vir a óbito): suspeitos de serem portadores do vírus A (H1N1), população indígena aldeada, gestantes, população com doenças crônicas de base, crianças saudáveis na idade entre 6 e 23 meses de idade e adultos saudáveis na idade entre 20 e 29 anos.
A secretaria, ainda, ressalta que a vacina não é a única medida preventiva. “As pessoas precisam ficar antenadas quanto à higiene pessoal. Continuar lavando as mãos com álcool em gel é uma medida importante”.
Fonte: Assessoria de imprensa
