Urussanga – As famílias de produtores agrícolas de Urussanga serão beneficiadas em breve com a implantação de uma Feira Popular na cidade. O projeto idealizado em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) teve a liberação do valor empenhada. O investimento do Governo Federal é de R$ 208 mil e a Prefeitura entrará com R$ 6 mil de contrapartida.
De acordo com o Prefeito em exercício José Rogério Francisco dos Santos, o Zelo, este convênio prevê a implantação de feira livre para comercialização direta de produtos da agricultura familiar e/ou tradicional, que respeitem as culturas locais e incentivem a produção agroecológica, sustentável, de qualidade e a baixo custo. Segundo ele, a proposta visa efetivar o direito humano à alimentação, agora garantido na Constituição Federal. O público-alvo são agricultores familiares atendidos pelo Programa Nacional de Agricultura Familiar (Pronaf), agricultores urbanos e periurbanos e beneficiários do Bolsa Família.
“O projeto foi empenhado, então vamos aguardar a liberação da licitação, assim iniciaremos a execução e ai o Governo libera os recursos”, explicou o Prefeito em exercício José Rogério Francisco dos Santos. Para conhecer mais detalhes do projeto a secretaria de agricultura está promovendo uma reunião nesta sexta-feira, dia 23, na sede do Sindicato Rural de Urussanga, a partir das 13 horas. Participarão os feirantes interessados, o Conselho Rural, técnicos da Epagri, Auras, Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social e Sindicato. O evento conta com a presença de profissionais técnicos do MDS de Florianópolis, que vai detalhar o projeto. “Os interessados receberão instruções iniciais sobre os procedimentos necessários à formalização do convênio”, explicou o secretário de Agricultura Eduardo Zapellini.
No Brasil o MDS já apoiou a implantação de 200 feiras beneficiando mais de 76 mil pessoas.
Assessoria de Imprensa
