Urussanga – Para auxiliar no combate a poluição do meio ambiente, Urussanga faz parte do programa “De óleo no futuro”, que visa à coleta, a reciclagem e o beneficiamento do óleo de cozinha. Os postos de coleta estão no Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura e nas escolas Barão do Rio Branco, Caetano Bez Batti, Vincenzo De Villa, Lucas Bez Batti, Antonieta Quintanilha de Andrade e Lydio De Brida, em Urussanga.
De acordo com o diretor de Meio Ambiente, Edson Alano Júnior o óleo arrecadado será enviado para uma empresa de Içara, que o transformará o produto já utilizado pelas donas de casa em biodiesel. Para armazenamento do óleo, a orientação é que seja colocado depois de frio dentro de garrafas peti, para depois entregar nos postos de coleta. Alano adianta que em contrapartida, a empresa doará para as escolas material didático para os alunos.
Segundo ele, o óleo vegetal utilizado na cozinha é um grande causador de prejuízos ao meio ambiente. Principalmente quando despejado no ralo da pia, pois, acaba contaminando rios e mares. “Nossa ideia é reduzir os males causados pelo descarte irregular deste produto e ajudar a proteger o meio ambiente de uma das muitas formas de poluição que ele sofre todos os dias”, explica.
AI/Redação 24 horas